O intensivo da ação Balada Responsável, realizado neste fim de semana, rendeu 170 autuações por embriaguez em Goiânia, segundo balanço Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO). De acordo com órgão, 2.884 pessoas foram abordadas pelas equipes de fiscalização e educação.

Além da Balada Responsável, tiveram também ações educativas do Maio Amarelo na sexta-feira (13), sábado (14) e domingo (15).

As 170 autuações, conforme revelado, foram a condutores que dirigiam sob a influência de álcool ou outro psicoativo e também para aqueles que se recusaram a realizar o teste do bafômetro. Tiveram, ainda, 19 autuações para motoristas sem habilitação ou permissão de dirigir e outros 137 casos em que as pessoas foram liberadas após sanarem as irregularidades.

Vale citar, pela Balada Responsável foram 804 abordagens. Já pelo Maio Amarelo, 2.080 pessoas. O intuito desta segunda era coibir a combinação de álcool e direção por meio de orientações. Inclusive, houve distribuição de material educativo e alerta aos condutores para os perigos do desrespeito às leis de trânsito.

A ação intensiva do último fim de semana ocorreu depois de acidentes relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas deixarem vítimas fatais na capital, nas últimas semana. Entre elas, um racha que ocorreu no último dia 6, na Avenida T-9, no Jardim América, que matou uma adolescente de 15 anos e uma jovem de 20.

Balanço do ano


De acordo com o Detran, só em 2022, 6.226 pessoas foram autuadas por dirigir sob o efeito de álcool, metade de todo o ano passado. Em 2021 foram 12.183 flagrantes deste tipo.

Mais Goiás