O calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) foi alterado pela Secretaria Estadual da Economia, nesta terça-feira (16), para os veículos com placas finais de 1 a 5. O vencimento do tributo foi prorrogado para agosto devido aos impactos econômicos da pandemia da Covid-19.

Veja abaixo como ficou o calendário:

Calendário IPVA 2021

PlacasNovo vencimentoAntigo vencimento
1,2,3,4 e 55 de agostomarço e julho
1ª parcela finais 4 e 57 de junhoabril e maio
2ª parcela finais 3,4 e 56 de julhoabril, maio e junho

Os maiores beneficiados, segundo o governo, foram os contribuintes que teriam de pagar a cota única neste mês de março, já que ganharam mais tempo para se organizarem financeiramente. O pagamento do licenciamento anual do veículo ao Detran, que ocorre com a última parcela do IPVA, também foi alterado.

“Aqueles contribuintes que estão com dificuldades neste período de restrições, que ocorrem em todo o país, terão um respiro com essa opção de adiamento”, afirmou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM).

A superintendência de Política Tributária da Secretaria da Economia pondera que, se preferir, o contribuinte já pode pagar o imposto.

Para isso, basta emitir o Documento de Arrecadação (Dare) diretamente no site do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO). O pagamento pode ser feito em qualquer banco, inclusive, de forma on-line.

Essa é a segunda vez que o governador prorroga o imposto durante a pandemia, a primeira foi em março de 2020. O anúncio da medida ocorreu na manhã desta quinta-feira, quando o governo também decretou o funcionamento alternado das atividades não essenciais de Goiás: 14 dias fechados seguidos por 14 dias abertos.

G1