Por meio de orientação do Ministério da Saúde, Goiânia começou a realizar a vacinação de maneira simultânea das vacinas contra a Covid-19 com os demais imunizantes recomendados no Calendário Nacional de Vacinação. Por exemplo, no mesmo momento que a pessoa recebe a vacina contra o coronavírus, a partir de agora, também poderá ser administrada o imunizante contra a Influenza, sem necessidade do prazo anteriormente estabelecido de 14 dias. A iniciativa tem como objetivo aumentar as coberturas vacinais do Programa Nacional de Imunização.

O secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, orienta que, com a possibilidade aplicação de múltiplas vacinas, os pais e responsáveis pelos adolescentes de 12 a 17 anos que estão sendo vacinados contra a Covid-19 aproveitem para levá-los às unidades disponíveis para a Campanha de Nacional de Multivacinação que está sendo realizada no município.

“Temos o total de 48 salas de vacina onde estão disponíveis 18 tipos de imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação, que tem como público-alvo crianças e adolescentes ainda não vacinadas ou com esquemas vacinais incompletos. A nova orientação do Ministério da Saúde nos ajuda a ampliar a vacinação desse público e consequentemente proteger a população contra doenças imunopreveníveis,” reforça, Durval.

Para tomar as vacinas é preciso procurar um dos postos e apresentar o documento pessoal e a caderneta de vacinação para que os profissionais de saúde possam avaliar quais vacinas ainda não foram administradas ou se o esquema vacinal está incompleto.

As salas de vacina da campanha de multivacinação podem ser conferidas no site da Secretaria de Saúde de Goiânia, por meio do link: https://saude.goiania.go.gov.br/_servicos/vacinas/campanha-de-vacinacao-contra-a-h1n1/ .