A Câmara de Goiânia aprovou nesta terça-feira, em primeira votação, um projeto de lei que prevê a distribuição gratuita de medicamentos com princípios ativos da cannabis. A proposta é de autoria do vereador Lucas Kitão (PSL) e precisa passar por nova votação em plenário antes de ser encaminhada para a sanção ou veto do prefeito Iris Rezende (MDB).

O projeto, que já tinha passado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), prevê a distribubição de meciamentos com tetrahidrocanabinol (THC) e o canabidiol (CBD) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o autor, a mudança trará uma série de benefícios à população que não têm condições de adquirir financeiramente.

“É uma forma de popularizar esse tratamento que hoje só chega às famílias com alto poder aquisitivo, infelizmente”, disse o vereador, em entrevista ao portal da Câmara de Goiânia. O medicamento a base de princípio ativos da cannabis auxilia no tratamento de pessoas diagnosticadas com Autismo, Fibromialgia, Alzheimer, Parkinson, entre outros.