Se você pensa que seu pet não precisa usar itens de higiene feitos especialmente para ele, talvez seja o momento de rever seus conceitos. A tendência do mercado mostra que os tutores de animais domésticos estão comprando cada vez mais produtos com princípios ativos que não provocam alergia e previnem doenças. Não por acaso, a farmacêutica e empresária Caroline Ramalho, moradora do Grajaú, aposta numa linha natural de cosméticos — com espuma de banho, xampu, condicionador, hidratante, gel dental e filtro solar — para garantir saúde, bem-estar e a longevidade aos animais. Criado há seis anos, o Grupo Tudodvet não para de crescer. Ele é atuante nas vendas on-line e tem previsão de inaugurar uma loja física na Tijuca até o fim do ano, com a esperada redução da crise.

— Esse mercado está em plena expansão porque, de uns tempos para cá, o pet passou a viver dentro de casa e se tornou um membro da família. A partir daí, houve um entendimento da importância de se ter cuidados com os bichinhos para garantir que eles tenham qualidade de vida. Essa mudança de comportamento aumentou o consumo de produtos naturais com uma formulação que não gera problemas dermatológicos, ou seja, que não agride a pele, não provoca queda de pelo, não causa alergia, e ainda é sustentável para o meio ambiente. Ao contrário do que muita gente pensa, esse tipo de produto não é supérfluo, é saúde — garante a empresária.

Caroline alerta que não se deve cogitar a possibilidade de usar produtos de humanos nos pets:

— O pH (índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer) da pele do animal é completamente diferente do nosso. Cosmético de humanos é de uso exclusivo de humanos!

A regra inclui o gel dental. Por um motivo bem simples.

— Nós escovamos os dentes e cuspimos o creme dental, mas os animais não. Eles engolem. Então, precisam usar um gel dental com uma formulação natural, que possa ser engolida — explica a sócia do Grupo Tudodvet.

O mercado de cosméticos pet também já consegue atender aos anseios de tutores que são veganos.

— Nós temos uma linha de produtos sem qualquer princípio ativo de origem animal. Mas esses produtos têm um público muito específico. Quem não é vegano prefere usar nos seus bichinhos os cosméticos naturais— diz ela.

Cães e gatos são os queridinhos das famílias, mas outros animais também marcam presença nos lares.

— Há procura de produtos para aves, tartarugas, porquinhos da índia, mas 80% das vendas de cosméticos são para cachorros e felinos — conta a empresária Caroline Ramalho.

Época Negócios