O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) emitiu um alerta sobre o avanço de uma frente fria que deve diminuir as temperaturas e provocar pancadas de chuva em Goiás nos próximos dias. Conforme as informações, as chuvas podem ser intensas, com rajadas de vento e raios.

Segundo o boletim meteorológico, várias regiões do estado estão com risco potencial para chuvas intensas de 20 a 30 mm/h ou 40 mm/dia, o que significa um volume médio de três dias de chuva, além de rajadas de vento acima de 40 km/h e raios.

As regiões sudoeste e oeste podem ser as mais afetadas pelo temporal, com chuvas acima de 40 mm/dia. Os municípios que devem ser mais impactados são Jataí, Rio Verde e Formosa.

O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, informou que a mudança no clima vai ocorrer devido a uma frente fria que tem avançado para o estado. A partir de sábado (20), as chuvas começam a diminuir e o tempo vai ficar mais estável.

“A partir de terça-feira (16), uma frente fria vai deslocar para o Brasil e vai começar a influenciar o tempo em Goiás de quarta para quinta-feira. Gradativamente, o período chuvoso vai diminuindo e entraremos num período de estiagem”, afirma André Amorim.

Segundo André Amorim, a temperatura mínima pode chegar a 17°C e a máxima a 33°C. Devido à irregularidade da chuva, em alguns locais pode ocorrer tempestade.

O gerente do Cimehgo alertou que é preciso tomar cuidado durante o temporal, pois pode ocorrer alagamentos e queda de árvores.

“As pessoas têm que ficar atentas. Se começar aquela tempestade, procurem um local seguro. Não tentem atravessar locais que estejam alagados e não fiquem expostos”, diz André Amorim.
O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, a população não deve se abrigar debaixo de árvores, uma vez que há um leve risco de queda e descargas elétricas, e nem estacionar os veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda.

Além disso, o Inmet orienta ainda que, por segurança, a população evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

G1 Goiás