A Polícia Militar de Goiás apreendeu, entre a tarde desta quarta-feira (14/04) e madrugada de quinta, aproximadamente 215 quilos de drogas no Estado. Durante as diversas ações, também foram apreendidas 6 armas de fogo, munições e 13 veículos roubados/furtados ou usados em crimes. Ao menos 18 pessoas foram presas em flagrante e dois adolescentes apreendidos. As principais ocorrências foram registradas na capital, em Aparecida de Goiânia, Jataí, Cachoeira Alta, Edéia, Planaltina, Rio Verde e Anápolis.

Policiais militares do Comando de Policiamento Especializado (CPE) de Trindade identificaram duranta as ações, na madrugada desta quinta-feira, o líder de uma organização criminosa, de alta periculosidade. Durante a ocorrência, foram apreendidos 4 quilos de skunk (supermaconha), trazendo prejuízo de mais de R$ 40 mil ao tráfico de drogas. Os PMs chegaram até o suspeito, em Aparecida de Goiânia, após denúncia anônima.

Durante a tentativa de abordagem, o homem efetuou disparos contra as equipes, que revidaram. Um dos militares foi baleado no abdômen e no braço, precisando ser encaminhado ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). O indivíduo também foi atingido. Ele chegou a ser socorrido e levado à unidade de saúde, mas não resistiu. Também foram apreendidos na ação uma revólver calibre .38, com 5 munições deflagradas e a quantia de R$1.150,00 em espécie.

Após verificação, foi constatado que o suspeito possuía 10 passagens pela polícia por homicídio, 07 por porte ilegal de arma de fogo, 02 por roubo e 01 por receptação. Ainda segundo a apuração, o indivíduo era um dos líderes de uma organização criminosa com atuação em Goiás e outros estados, sendo o responsável pela execução de membros de grupos rivais. Os objetos apreendidos foram levados ao 4º Distrito Policial de Aparecida de Goiânia. O policial baleado foi submetido aos cuidados médicos necessários e já recebeu alta.

Em outra diligência, equipes do 1º Batalhão Rodoviário apreenderam mais de 200 quilos de maconha, em Jataí. Os entorpecentes foram interceptados em um bloqueio da unidade policial, no momento em que eram transportados em um veículo do Mato Grosso do Sul para o município goiano. Durante a tentativa de abordagem, o condutor efetuou diversos disparos contra as equipes, que revidaram. Ele foi atingido e não resistiu. Além das drogas, foram apreendidos uma arma de fogo e o carro, que possuía indícios de adulteração.

Na capital, policiais do Batalhão de Rotam efetuaram a prisão de um homem com diversas porções de cocaína. Os militares realizavam patrulhamento pelo Setor Alto da Glória, quando visualizaram o motorista, trafegando em estado de suspeição. O condutor não obedeceu às ordens para estacionar e tentou fugir. Após alguns minutos, a abordagem foi realizada. Durante a vistoria veicular foram localizados 47 papelotes do ilícito. O homem ainda apresentou documentação falsa e recebeu voz de prisão em flagrante.

Outras ocorrências

Durante outra ação, realizada na região leste de Goiânia, um homem foi detido após furtar guard rail. O suspeito foi identificado por militares do 30º BPM, no momento em que trafegava na GO-403. Durante a abordagem, a equipe constatou que o indivíduo possuía extensa ficha criminal, já tendo sido preso anteriormente pelos crimes de roubo e furto. Quando questionado, o homem confessou que havia retirado a peça que estava devidamente instalada na rodovia. Ele foi conduzido à Central de Flagrantes.

PMs do Comando de Operações de Divisas (COD) também efetuaram a prisão de dois motoristas de caminhão, suspeitos de sonegação fiscal. As equipes atuavam na Região Sudoeste do estado, quando abordaram os dois caminhões de carga, no município de Cachoeira Alta. Os condutores trafegavam em comboio, transportando a carga viva com 43 equinos, sem a guia de recolhimento de impostos ou qualquer documentação de comprovação de origem. A dupla, a carga e os veículos foram levados à autoridade fiscal.