Estudo completo sobre ‘Perfil da Empreendedora Goiana’ realizado em parceria pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), está disponível, gratuitamente, no link .

O objetivo é do estudo é apresentar informações atualizadas sobre as principais características da empreendedora goiana (idade, escolaridade, setor econômico em que tem empresa, geração de emprego, dentre outros requisitos).

O estudo pode ser base para implementação de políticas públicas e ações de fomento e desenvolvimento aos empreendimentos e pequenos negócios. As informações científicas podem nortear ações nos municípios que beneficiem diretamente empreendedoras de pequenas empresas. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc), a população de Goiás está composta por 3.522.299 mulheres (=50,87%) e 3.400.961 homens (+49,12%)

Alguns destaques do documento dão conta que 40 anos é a idade média das empreendedoras goianas, possuem ensino médio completo e são pardas. Aproximadamente 350 mil mulheres têm sua empresa em Goiás e mais de 55 mil geram vagas de emprego. Cerca de 29% trabalham por conta própria.

O estudo mostra também que, mulheres que são empregadoras tem renda média de R$ 3.479,80. Este valor é 162% superior à renda média das mulheres que trabalham por conta própria, que têm ganhos mensais de R$ 1.328,00.