Os servidores da Educação em Goiânia entraram em greve nesta terça-feira (15). A decisão foi tomada em assembleia realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego). Eles pedem que todos os professores, independente do salário atual, recebam aumento de 33,2%, mesmo aqueles que já recebem acima do novo piso, de R$ 3.845 – leia íntegra ao fim da reportagem.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) disse que tem 110 mil alunos, no entanto, como a greve foi declarada há algumas horas, ainda não é possível informar quantos deles estão sendo afetados.

A SME informou que vai garantir a todos os professores o salário de ao menos R$ 3.845, novo piso indicado pela lei do Governo Federal. Ou seja, aqueles que ganham menos – o piso antigo, por exemplo – terão reajuste de 33,2%.

No entanto, há docentes que já recebem salários que são acima deste valor. Para eles, a proposta é de aumento de 7,5% – leia íntegra do posicionamento da pasta ao fim da reportagem.

O Sintego defende que o aumento para todos os professores, independente do valor do salário atual de cada um, seja de 33,2%. O sindicato também pede que seja dado aos servidores administrativos um aumento de 10,16%, referente à inflação de 2021, que corresponde à database.

Segundo o Sintego, está previsto um ato por este reajuste de 33,2% na quarta-feira (16).

G1