Os vereadores aprovaram projeto de lei que retira a obrigatoriedade de uso de máscaras em Aparecida de Goiânia, em sessão realizada na manhã desta terça-feira (15), na Câmara Municipal. A aprovação aconteceu graças à reunião de comissões, o que acelerou o processo de tramitação do projeto de lei enviado pela prefeitura. A matéria segue para sanção do prefeito Gustavo Mendanha (sem partido).

O texto aprovado prevê que, no município de Aparecida de Goiânia, não seja mais obrigatório o uso de máscaras contra a Covid-19 em ambientes abertos ou fechados. O Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 deve se reunir nesta tarde para deliberar sobre o assunto.

O Mais Goiás mostrou que empresários de Aparecida de Goiânia solicitaram desde a semana passada a retirada da obrigatoriedade em ambientes abertos e em comércios com menor fluxo de pessoas. A liberação do uso de máscara segue flexibilização similtar já adotada em outros municípios goianos.

Prefeitura justifica flexiblização do uso de máscaras pela queda no número de casos
A gestão municipal justificou o fim da obrigatoriedade, já que a cidade possui apenas 277 casos ativos, todos monitorados pela Telemedicina. Além disso, dos 83 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ativos para tratamento da Covid-19 na rede pública municipal, apenas 27 estão ocupados, indicando uma taxa de 32,53% e que dos 94 leitos de enfermaria, 14 encontram-se ocupados, representando 14,89% deles.

A Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) informa, através de nota, que até sexta-feira (11), o município aplicou um total de 933.663 vacinas contra a Covid-19. Dessas, 436.389 foram primeira dose. 372.139 referem-se a aplicações de dose 2 ou dose única. 101.332 foram doses de reforço.

Já a vacinação infantil atingiu a marca de 23.803 doses aplicadas. Com isso, 77,87% da população acima de 12 anos, estimada em 477.878 habitantes, já está vacinada com as duas doses ou dose única.

Mais Goiás