Existem diversas formas de se contribuir para a melhoria da qualidade de vida de nossa cidade. A melhor delas com certeza é se manter em dia com os tributos municipais responsáveis pelos investimentos nos benefícios urbanos que têm transformado Aparecida em uma cidade cada dia melhor para se viver. O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto Territorial Urbano (ITU) são as principais fontes de receita do município e os moradores que optarem por realizar o pagamento adiantado da parcela única, que vence dia 29 de março, terão 15% de desconto do valor total do tributo municipal.

“Aparecida é um dos municípios com melhor saúde fiscal do estado e também do país. Há uma crise generalizada em todo o país que tem engessado a máquina pública e impedido o custeio de pessoal e desequilibrado a economia de todos esses locais. Temos evitado este problema com a realização de parcerias estratégicas que têm permitido a execução de projetos importantíssimos para nossa cidade. Além disso, nosso secretariado tem se desdobrado para realizar uma gestão inteligente, responsável e sensível aos problemas da população. Mas nada disso seria possível sem a participação direta de cada um dos contribuintes. E isso não apenas quitando seus impostos em dia, mas fazendo seu dinheiro circular aqui mesmo em nossa cidade” – pontua o prefeito.

De acordo com o secretário da Fazenda de Aparecida, André Rosa, os carnês do IPTU começaram a ser entregues pelos Correios nas residências na primeira semana de março. No caso do ITU os carnês poderão ser retirados pela internet ou diretamente nas unidades do Serviço de Atendimento ao Contribuinte (SAC). “O contribuinte pode se antecipar e retirar o talão do IPTU direto na internet pelo site aparecida.go.gov.br.  Os dois impostos podem ser divididos em 10 parcelas iguais, sem acréscimo”, – completa o secretário da pasta, André Luis Rosa. Ele lembra ainda que o valor de ambos os impostos é calculado pela aplicação das alíquotas de 0,4% (IPTU) e 1,5 (ITU) sobre o valor venal do imóvel. O valor venal referente a 2019 é o mesmo valor de 2018 corrigido pelo índice de atualização monetária (4,05%).

Receita – Os recursos arrecadados com o pagamento dos tributos são totalmente investidos no município, que junto com outros valores conquistados junto aos Governos Federal e Estadual, se transformam em obras de infraestrutura, educação, saúde e desenvolvimento urbano e econômico. Quem estiver em débito com o município, deve procurar as unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) para regularizar sua situação junto a Fazenda Pública Municipal.  “Aquele que estiver com os IPTUs e ITUs atrasados pode renegociar seus débitos junto à administração municipal a qualquer momento e assim contribuir para o desenvolvimento de Aparecida de Goiânia”, finalizou o secretário André Rosa.

Fonte: Frederico Notelo – Secom Aparecida