A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) informou na manhã desta sexta-feira (15/01) que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Goiânia está de prontidão para fazer o transporte dos pacientes de Manaus entre o Aeroporto Santa Genoveva e o Hospital das Clínicas. Conforme o divulgado na quinta, Goiás deve receber 120 pacientes com coronavírus vindos da capital do Amazonas, que vive uma crise sem precedentes com o avanço dos casos de Covid-19. Com número de internações batendo recordes, unidades de saúde ficaram sem oxigênio.

De acordo com a SMS, nove viaturas foram reservadas para a operação, sendo oito Unidades de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA). A pasta também informou que, caso haja necessidade, mais veículos poderão ser disponibilizados.

A média móvel de mortes cresceu 183% no Amazonas nos últimos 7 dias, segundo dados divulgados na quinta. Até esta quarta, mais de 219 mil pessoas haviam sido infectadas pela Covid em todo o estado, e mais de 5,8 mil morreram com a doença.

O número de internações pela doença em Manaus chegou a 2.221, de 1º a 12 de janeiro. O índice máximo anterior havia sido registrado em abril do ano passado, com 2.128 pacientes internados. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, visitou o Amazonas nesta semana e afirmou que Manaus é “prioridade nacional neste momento”.

Também na quinta, o Distrito Federal recebeu pacientes de Manaus. Uma pessoa foi internada no Hospital das Forças Armadas (HFA) e seis no hospital particular Santa Lúcia. A expectativa é que outras unidades de saúde também recebam pacientes da capital amazonense.