A Polícia Federal deflagrou hoje (14/12) a Operação Tupã, com vista a combater a prática de crimes ambientais e de invasão de terras públicas da União, em área pertencente à Terra Indígena Avá-Canoeiros, localizada na porção rural do município de Minaçu/GO.

Cerca de 50 policiais federais estão dando cumprindo a 21 mandados judiciais, sendo 7 (sete) mandados de prisão temporária e 14 (quatorze) mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Única da Justiça Federal de Uruaçu/GO.

Além desses mandados, a Justiça Federal também determinou a destruição de 7 (sete) ranchos construídos ilegalmente na referida terra indígena e decretou a proibição de reingresso dos infratores no local.

Para a deflagração, foram mobilizados dois grupos especializados da Polícia Federal, o GPI (Grupo de Pronta Intervenção) e o CAOP (Comando Aéreo de Operações Policiais), com o emprego de 03 (três) helicópteros institucionais.

Os investigados poderão responder pelos crimes de invasão de terras públicas da União, associação criminosa, destruição de área de preservação permanente, desmatamento ilegal, caça e pesca ilegal, além do crime de impedimento de regeneração de vegetação nativa no interior da terra indígena.

O nome da Operação faz referência à mais importante divindade indígena da mitologia Tupi-Guarani, o Deus Trovão, criador dos céus, da terra e dos mares, o mais autêntico protetor dos indígenas que habitam a América do Sul.

Será realizada coletiva de imprensa às 15h00, no auditório da Superintendência Regional da Polícia Federal em Goiás.

Destaca-se que em razão da pandemia de COVID 19, foi adotada logística especial de prevenção ao contágio, com distribuição de EPI’s a todos os envolvidos, visando preservar a saúde dos policiais, testemunhas e investigados.