m quinto paciente com Covid-19 que estava internado no Hospital de Campanha de Porangatu quando houve problema com a energia e o sistema de oxigênio, morreu na terça-feira (13). Após a falha na unidade, ele tinha sido transferido para Uruaçu, a 130 km de distância.

Além dele, outros três idosos já tinham falecido após serem transferidos para Uruaçu, no norte de Goiás. Um quinto paciente veio a óbito ainda no Hcamp, antes de ser transferido. A Polícia Civil está investigando a causa das mortes e se elas estão ligadas aos problemas na rede elétrica e equipamento de oxigênio.

A administração municipal disse que na terça-feira foi feito uma vistoria técnica, concluindo que “os leitos de UTI se encontram em plena operação e já recebendo pacientes”.

No domingo (11), uma árvore caiu sobre a rede elétrica e derrubou dois postes. “Essa árvore comprometeu toda a parte elétrica. O hospital de campanha ficou sem energia e, com isso, foi acionado o gerador e ele aciona o compressor da rede de gases. Esse compressor teve um problema pela carga excessiva de energia”, disse o secretário de Saúde de Porangatu, Rafael Miguel.

Árvore cai sobre rede elétrica próximo ao Hospital de Campanha de Porangatu — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Árvore cai sobre rede elétrica próximo ao Hospital de Campanha de Porangatu — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

G1