Morreu nesta segunda-feira (14) um homem de 31 anos que estava internado com suspeita de mucormicose e Covid-19, em Goiânia. Material do paciente foi coletado para análise.

O homem, que não teve a identidade divulgada, estava internado no Hospital das Clínicas. Ele tinha diabetes e estava em estado gravíssimo.

O superintendente da unidade médica, José Garcia, explicou que o paciente não teve a Covid-19 confirmada, mas que havia comprometimento pulmonar muito grande e a infecção se parecia tanto viral quanto bacteriana.

“Ao mesmo tempo, começou a apresentar esse quadro de necrose facial na região maxilar, com comprometimento no nariz e no olho. Posteriormente, ele evoluiu para um acidente vascular cerebral, que também é compatível com essas micoses”, explicou Garcia.

G1 entrou em contato por e-mail com a Secretaria Estadual de Saúde às 13h30, que informou que está verificando o caso em questão para dar um retorno.

Garcia explicou ainda que os exames feitos no paciente ainda são inconclusivos, tanto para a Covid-19 quanto para a mucormicose.

“O que nós sabemos é que ele teve um raspado dessa região necrosada e encaminhamos uma parte dessas lesões para realização de cultura, que é o principal meio de diagnóstico. Esse resultado deve levar de sete a dez dias para ficar pronto. O quadro clínico e de evolução do paciente são muito compatíveis com a mucormicose”, destacou o superintendente.

A direção do hospital ressaltou que não é necessário ter pânico em relação à doença, pois ela não é transmitida de humano para humano, mas contraída diretamente da natureza, principalmente, em ambientes quentes e úmidos.

“Ele não transmite de pessoa para pessoa. Estamos em contato com o fungo o tempo todo, na poeira, no mofo. A gente pega pelo meio ambiente. Ele aproveita da fragilidade, da imunidade baixa e se transforma em patogênico, causador de doença. É um caso que sempre existiu”, explicou Garcia.

Hospital das Clínicas da UFG, em Goiânia, Goiás — Foto: Secom/UFG
Hospital das Clínicas da UFG, em Goiânia, Goiás — Foto: Secom/UFG

Mucormicose

A mucormicose é uma infecção causada pelos fungos mucorales e é conhecida há mais de um século, tendo sido descrita pela primeira vez em 1885. Segundo o infectologista Marcelo Otsuka, a doença é considerada rara no Brasil, mas não são incomuns em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) de Covid.h

Os fungos causadores da mucormicose são transportados pelo ar, segundo o consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Leonardo Weissmann.

“Os fungos mucorales crescem rapidamente e liberam um grande número de esporos que podem ser transportados pelo ar. A infecção ocorre pela inalação desses esporos ou, menos frequentemente, através de uma laceração na pele”, explicou o médico.

Veja outras notícias da região no G1 Goiás.

Fungo Mucor, ilustrado na imagem, é um dos responsáveis pela mucormicose que acomete os pacientes com Covid-19 na Índia — Foto: Getty Images via BBC
Fungo Mucor, ilustrado na imagem, é um dos responsáveis pela mucormicose que acomete os pacientes com Covid-19 na Índia — Foto: Getty Images via BBC

G1