Shampoos, condicionadores, tinturas, entre outros, além de perder a eficácia, também podem fazer mal aos fios, quando estão fora do prazo de validade. Risco de alergias e queda é alto

Assim como os alimentos, produtos cosméticos também têm prazo de validade e, se consumidos fora desse período, podem fazer mal. Mas no caso de shampoos, condicionadores, tônicos capilares e tinturas, a lista de problemas pode ser extensa: “Os ingredientes, que fazem parte da formulação, não terão mais eficácia, com um risco cada vez mais alto de causar alergias, ressecamento, queda capilar e até dermatites tanto no couro cabeludo como na testa, por conta do uso do shampoo”, afirma a dermatologista Dra Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology (AAD).

De acordo com a médica, a primeira consequência séria de um cosmético fora do prazo de validade é ele perder suas propriedades, deixando de realizar as suas funções. “Algumas alterações na cor, odor e textura do cosmético denunciam isso, que também tem a ver com o prazo após aberto. O contato com o ambiente também modifica o produto, podendo degradar algumas matérias-primas ou oxidá-las. Fique sempre atento a essas mudanças e em qualquer sinal de alteração, interrompa o uso do produto”, afirma. Produtos comprados no exterior demandam maior atenção por não apresentarem data de validade na embalagem e, sim, o Prazo Após Aberto (PAO).

A dermatologista enfatiza que, dependendo das matérias-primas contidas no produto, ele fica sujeito a desenvolver micro-organismos patogênicos, com o risco de causar reações adversas e serem prejudiciais à saúde. “Produtos capilares podem provocar irritação e ressecamento, contribuindo para a queda capilar, com a obstrução dos folículos”, conta a médica. As células da pele, ao entrar em contato com o produto vencido, podem sofrer inflamação, com chance de os vasos ficarem dilatados e no couro cabeludo há o risco de aparecer vesículas, com sensação de calor, coceira e dor. “Se a pele tiver com alguma lesão pode até causar uma infecção mais grave.”

No caso de produtos descolorantes, que já causam dano químico à estrutura do fio, o problema pode ser pior. “Toda vez que a paciente pinta o cabelo, há uma perda proteica causada pela oxidação de aminoácidos no fio. Essa diminuição leva a uma redução da força capilar. Quando se usa um produto descolorante vencido, há um risco muito alto do cabelo ficar enfraquecido e cair”, alerta a médica.

Dicas para armazenar um produto – Para conservar bem um produto, evitando que ele perca sua eficácia, guarde em locais que não tenham variação muito grande de temperatura e umidade. “Além disso, deixar fracos e tampas abertas ou fechadas de maneira parcial são dois fatores que contribuem para a redução da ação e a proliferação de bactérias e fungos mesmo em produtos dentro da validade”, finaliza a médica.

 

 

Maxpress