Estudantes, servidores e sindicalistas se concentram na Praça Universitária. Ato conta com roda de samba e outras apresentações culturais.

Estudantes, servidores públicos e sindicalistas protestam nesta terça-feira (13) em Goiânia contra a reforma da Previdência e em defesa da Educação. O ato acontece na Praça Universitária e conta com apresentações culturais, como uma roda de samba.

A concentração começou às 15h. Os manifestantes escreveram mensagem de protesto em cartazes. Os organizadores do ato também usam um trio elétrico para fazer os discursos.

“O samba canta a resistência. É cultura popular e faz parte também da luta pela Educação. O nosso ato não é baderna, é uma resposta a este governo. Não vamos aceitar que privatize a nossa universidade. A gente é contra estes cortes de verbas que estão colocando em risco a UFG, que pode fechar as portas. A nossa voz é a nossa força nas ruas”, disse Letícia Scalabrini, uma das organizadoras do protesto.

Os atos acontecem em várias cidades do país. Em Goiás, a organização do movimento é do Fórum Goiano Contra a Reforma da Previdência, composto por centrais sindicais, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil de Goiás (CTB-GO) e a Força Sindical. Também participam do ato integrantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) e Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde-GO).

O protesto conta com moradores de Goiânia e de cidades do Entorno do Distrito Federal. De acordo com o Sintego, às 17h, o grupo deve sair em passeata até a Praça do Bandeirante, no Setor Central. O percurso é de 2,5 km.

Reforma da Previdência

A pauta contra a reforma da Previdência é recorrente em atos que envolvem críticas ao governo federal. A proposta de emenda à Constituição que altera as regras para a aposentadoria foi enviada pelo Executivo ao Congresso. O texto já foi aprovado em dois turnos na Câmara e agora está sendo discutido pelo Senado.

Manifestantes usam trio elétrico para discursar — Foto: Rodrigo Gonçalves/G1
Manifestantes usam trio elétrico para discursar — Foto: Rodrigo Gonçalves/G1

Fonte: G1 Goiás