A Prefeitura de Goiânia confirmou, nesta quarta-feira (13), dois casos de varíola dos macacos na capital. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os pacientes são dois homens, sendo um de 26 anos e outro de 41.

Somados a outras duas confirmações divulgadas no sábado (9), Goiás totalizaria quatro casos da doença. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), no entanto, informou que ainda não registrou os pacientes da capital como positivos porque atualiza os dados às 15h.

A SMS informou ainda que eles “foram orientados a manter isolamento domiciliar, e passaram a ser monitorados diariamente pela pasta”.

Segundo a secretaria, um deles tem histórico de viagem a São Paulo, “onde há circulação comunitária do vírus”.

Também de acordo com a pasta, há três casos suspeitos da doença em investigação na capital e outros três já foram descaratados. A SMS reforça que “ainda não se pode falar em transmissão comunitária” na capital goiana.

Outros dois casos foram confirmados em Goiás pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), no último sábado (9). Estes pacientes são de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, também dois homens, mas de 33 e 34 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida informou, nesta manhã, que os dois pacientes seguem isolados em casa e passam bem.

A SMS de Goiânia lembrou que, apesar de os primeiros casos da doença terem sido detectados em macacos, “o surto atual não tem relação com eles”.

G1 Goiás