Por conta da baixa umidade, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso laranja de “perigo” para o estado de Goiás. A previsão é que o nível fique entre 12% e 20% durante a tarde até a próxima quarta-feira (14). Segundo o órgão é necessário se hidratar muito durante este período do ano. A temperatura pode chegar a 29ºC na capital.

“O alerta laranja significa que a umidade relativa está baixa e oscila entre 12% e 20%. Neste período da tarde, principalmente na região Centro-Sul do estado, pode pegar Goiânia, Jataí, Rio Verde, Mineiros e Itumbiara. Essas localidades estão com alerta de perigo”, disse a chefe regional do órgão Elizabete Alves.

A responsável pela regional conta que a umidade deve ficar baixa até quarta-feira (14), mas que deve aumentar com a chegada da friagem. Enquanto isso, o instituto alerta que é necessário evitar exposição ao sol e se hidratar bastante para prevenir ressecamentos pelo corpo.

“A orientação é seguir os cuidados que a Defesa Civil libera e que os médicos falam: tomar bastante líquido, usar protetor solar e usar umidificador, toalha molhada e balde com água para prevenir ressecamento dos olhos e das narinas, da boca e sangramento no nariz”, conta a chefe.

Friagem

Elizabete detalhou que a partir do dia 15 de julho, uma nova massa de ar frio de origem polar provocará um diminuição das temperaturas na região Centro-Oeste. Com isso, o estado poderá receber um novo episódio de friagem.

“Essa friagem pode se estender para o final de semana em Goiás, é uma massa polar seca e fria vinda das chuvas da região sul do Brasil. A temperatura em Jataí que chegou a 8ºC dias atrás pode cair para 5ºC. A nebulosidade vai aumentar a umidade relativa, mas a previsão é que ela deve cair novamente na próxima semana”, ressalta Elizabete.

G1