O governador Ronaldo Caiado (DEM) anunciou nesta segunda-feira (13/07) que o governo estadual inciará testagem em massa para detectar casos de Covid-19 em 78 municípios. Os critérios técnicos para a escolha das cidades foram elaborados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), por meio Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Ficaremos responsáveis pela coleta, e a Fiocruz pelo transporte do material e divulgação do resultado em até 48 horas. Acredito que teremos a capacidade de rastreamento [da doença] muito grande, pedindo o apoio de todas as estruturas municipais para podermos realizar o isolamento”, explicou Ronaldo Caiado, ao relembrar que o trabalho deverá contar com a mão de obra de assistentes sociais e agentes comunitários de saúde das prefeituras.

Titular da Suvisa, Flúvia Amorim contou que os kits de testagem começam a ser distribuídos nesta segunda-feira. Ela informou que o Estado analisa todos os parâmetros nacionais e internacionais que obtiveram sucesso no mundo até o momento. “Posso adiantar que o governo estadual vai abarcar mais critérios do que o próprio Ministério da Saúde, que atualmente testa apenas casos graves”.

Em Goiás, o RT-PCR será também disponibilizado a pacientes com quadros leves ou apenas sintomas gripais, como foi feito na Nova Zelândia, um dos primeiros países a controlar o avanço do coronavírus no mundo.

O governador estima que quase dois terços da população devem ser testados, medida que, acompanhada da estratégia de isolamento intermitente, tem o objetivo de manter a curva de contágio estável, principalmente neste momento de abertura do comércio, programada para esta terça-feira (14/07). O decreto publicado prevê a retomada de diversos segmentos econômicos em Goiás, bem como eventos esportivos e celebrações religiosas presenciais.

“Não é uma ação descoordenada. Há regras e protocolos específicos que devem ser seguidos com responsabilidade”, destacou Caiado, durante o evento no Palácio das Esmeraldas. “Não vamos nos apegar a esse falso dilema vida versus economia”, complementou, ao defender o equilíbrio entre a diminuição de contaminação, a retomada da economia e o fortalecimento das ações sociais às famílias atingidas pela atual crise sanitária.

A parceria a que se refere o governador para que Goiás vença os desafios impostos pela pandemia inclui também o processo de testagem em funcionários do setor privado. “Peço o apoio de vocês, empresários, para que possamos fazer a testagem naqueles que estão na faixa de risco e que são funcionários de suas empresas, possibilitando, assim, a condição de isolamento. Esse é um trabalho de conscientização conjunto”, frisou Caiado. O governador ressaltou que o comportamento e postura de toda a população, a partir de agora, são mais do que determinantes para que não haja um colapso hospitalar.