Por determinação do governo de Goiás, a fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente atua para inibir as aglomerações nas regiões e acampamentos dos municípios às margens do rio Araguaia. A força-tarefa de fiscalização realizou, no fim de semana duas autuações por instalação e funcionamento de acampamento e ponto de apoio a turistas. As multas totalizaram R$ 15 mil.

Um dos autuados foi conduzido à delegacia. O número é bem menor do que o registrado no período de 03 a 08 de julho, quando 14 autuações foram feitas. A operação do Governo de Goiás, prevista para acontecer durante as próximas semanas, reúne Semad, Batalhão Ambiental da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Goiás Turismo e participação do Ministério Público Federal (MPF) e prefeituras municipais.

Três localidades concentram as abordagens: distrito de Luiz Alves, em São Miguel do Araguaia, distrito de São José dos Bandeirantes, em Nova Crixás, e o município de Aruanã. Além das multas por atividades irregulares nas proximidades do rio, foram feitos sete autos de infração por pesca predatória, pescado fora de medida e ausência de licença de pesca, com a aplicação de multas no valor de R$ 8 mil e a apreensão de oito molinetes, duas espingardas e 39 quilos de pescado. O autuado foi conduzido para a delegacia pela equipe de fiscalização.