Do total de 845 exames realizados na Câmara Municipal de Goiânia, 95 deram confirmação de Covid-19. Dos quais 53 detectaram anticorpos ativos (IgM) para coronavírus e 42 com anticorpos, mas sem carga viral ativa.

Os anticorpos IgM indicam infecção ainda na fase ativa quando o vírus ainda atacam o organismo do paciente. Enquanto, os anticorpos IgG também são uma resposta à infecção, mas atuam numa fase tardia.

Segundo dados fornecidos pela casa, 13% de casos detectados entre os 234 servidores que estavam em trabalho presencial. E 10% de casos detectados entre os 611 que estavam em home office.

O Legislativo decidiu fazer os testes após uma servidora ter resultado positivo para o novo coronavírus. O marido da funcionária morreu após contrair a doença. 

Todos os 95 servidores que confirmaram Covid-19 farão, em 10 dias, novo exame para confirmação do primeiro resultado. Eles devem ficar em isolamento até lá, afastados de suas atividades.

A Câmara de Goiânia, informou por meio da assessoria, também encaminhará para novo exame eventuais servidores que tenham testado negativo mas que venham a apresentar suspeita de Covid-19. O contrato prevê a realização, conforme a demanda, de até 1.500 testes. Os testes serão pagos à medida em que forem realizados.

Afastamento

Os servidores da Câmara com casos confirmados recebem atestado médicos e passa a ficar isolados nos domicílios. O atestado médico vale por 10 dias.

A casa legislativa conta com 1097 servidores em seu quadro fixo, e outros 100 colaboradores terceirizados.

Na próxima semana, as atividades da Câmara Municipal serão suspensas para que haja desinfecção e controle da contaminação.

Atividades

A Câmara Municipal suspendeu as atividades presenciais no dia 18 de março, quando Goiânia ainda tinha cinco casos de Covid-19.

No entanto, no dia 2 de maio retornou às atividades presenciais após portaria que instituiu medidas de distanciamento entre servidores, sanitárias e de higiene. Na época, havia 467 casos confirmados e 12 mortes por Covid-19 em Goiânia.

A retomada gradual das atividades da Câmara de Goiânia, a partir de 22 de junho, ocorrerá com base nesses resultados. Os casos positivos só poderão retornar ao trabalho após exame negativo confirmado. Os servidores do grupo de risco seguem em home office até autorização das autoridades de saúde. Eles poderão fazer seus testes na sede do laboratório.

Agência Brasil