Um levantamento feito pela Enel Distribuição revelou que, nos últimos quatro anos, aumentou em mais da metade o número de postes danificados por veículos em Goiás. De acordo com os dados, foram registradas 1.100 colisões nos quatro primeiros meses de 2019, enquanto no mesmo período de 2022 o número subiu para 1.680, o que representa uma média de 14 batidas por dia.

Já em comparação com o ano passado, o crescimento foi de 30,7%. Ao todo, o aumento no período de 2019 a 2022 foi de 52,7%. A pesquisa tem como objetivo promover a conscientização dos motoristas por um trânsito mais seguro no mês em que é realizado o Movimento Maio Amarelo.

A pesquisa também revelou que esse tipo de ocorrência costuma se concentrar próximo dos finais de semana, entre sexta e segunda-feira. Em relação aos prejuízos, a Enel ressalta que cada poste derrubado pode resultar em horas de trabalho das equipes de manutenção, já que, além da substituição da estrutura, é preciso reconstruir todo o trecho da rede elétrica danificada.

Além disso, em casos mais complexos, é necessário aguardar o trabalho de perícia, o que significa aumento do período em que os consumidores ficam sem energia.

Orientação

Diante desses dados, a companhia de energia listou algumas orientações para os condutores em caso de acidentes envolvendo postes. A principal recomendação é ficar dentro do veículo, caso haja queda dos cabos, e aguardar o atendimento da equipe especializada. Para os pedestres, a recomendação é não se aproximar do local e acionar o socorro imediatamente.

Já para evitar os acidentes, a recomendação é não dirigir sob efeito do álcool, remédios ou qualquer outra substância psicoativa; não usar celular na direção; ficar atento às condições da pista e do tempo e sempre respeitar a sinalização de trânsito.

Jornal O Popular