Disponível apenas em caráter emergencial, o critério para emissão de Carteira de Identidade nas unidades do Vapt Vupt será ampliada, assim como o número de agências que vão realizar o serviço. O sistema incluirá como critério emergencial os alunos que farão a prova do Enem. O Governo de Goiás ampliará também o número de unidades disponíveis em Goiânia e no interior para atender os cidadãos que dependem do documento para efetuar o saque do auxílio emergencial do governo federal nas agências da Caixa.

Em Goiânia, a emissão do documento pode ser solicitada para atendimento nas unidades dos shoppings Araguaia, Buena Vista, Cidade Jardim e Cerrado, além da agência de Campinas. Em Aparecida de Goiânia, o agendamento para o RG emergencial permanece na unidade do Garavelo. O procedimento passará a ser efetivado em outras 38 cidades do Estado. A capital também terá mais agências à disposição para atender os usuários que necessitam da Carteira de Identidade em caráter emergencial. 

Para ser atendido, é necessário que o cidadão acesse o site do Vapt Vupt e agende o procedimento na unidade de sua preferência. É importante observar a documentação necessária e os critérios que abrangem a emissão emergencial do documento de Identidade. 

Solicitação de exames, cirurgias, medicamentos ou demais casos de saúde continuam valendo como justificativa para a expedição emergencial do documento, desde que apresentados os comprovantes necessários. Já a apresentação de Boletim de Ocorrência, em caso de furto ou roubo, deixa de ser aceito como prioridade para a emissão. 

Os alunos que necessitam do documento para realização da prova do Enem terão prioridade somente até o fim do período de inscrição, que será encerrado em 22 de maio pelo Ministério da Educação. O usuário deverá apresentar o cadastro ou recebimento do e-mail de validação do Serpro. 

Agendamento

O cidadão poderá agendar a solicitação direto no portal do Vapt Vupt, ou optar por realizar a marcação em um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou em um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) dos municípios que contam com unidades do programa Vapt Vupt , e que realizam a emissão do documento emergencial. As agências da Caixa também realizarão o agendamento para atendimento presencial no Vapt Vupt. 

Vale ressaltar que os parceiros não emitem a Carteira de Identidade, e atuarão somente no agendamento do serviço para o comparecimento do usuário em uma das unidades Vapt Vupt. A iniciativa assegura o atendimento aos goianos que não possuem acesso à internet.

Unidades do Vapt Vupt disponíveis para emissão de RG emergencial

Em Goiânia:

Araguaia Shopping (Goiânia)

Buena Vista 

Campinas 

Cidade Jardim 

Shopping Cerrado

Em Aparecida de Goiânia:

Garavelo

Em Anápolis:

Anashopping

Em Trindade:

Centro 

Maysa

Demais cidades:

1. Alvorada do Norte

2. Anicuns 

3. Caldas Novas

4. Catalão 

5. Cidade de Goiás 

6. Formosa 

7. Ipameri 

8. Itaberai 

9. Itapuranga 

10. Jaraguá 

11. Luziânia 

12. Minaçu

13. Morrinhos 

14. Palmeiras de Goiás 

15. Piracanjuba 

16. Pirenópolis 

17. Pires do Rio 

18. Posse

19. Rubiataba 

20. Santa Helena 

21. Santo Antônio do Descoberto 

22. Águas Lindas

23. Nerópolis 

24. Jataí 

25. Planaltina

26. Bom Jesus

27. Goianésia 

28. Inhumas

29. Paraúna 

30. Porangatu 

31. São Miguel do Araguaia 

32. Mozarlândia 

33. Itumbiara 

34. Rio Verde 

35. Valparaiso 

36. Mineiros

Secretaria da Administração – Governo de Goiás