Nesta segunda-feira, 13, o diretor-executivo do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, falou quais os critérios para que os países possam suspender o isolamento como forma de enfrentamento à pandemia de Covid-19. Para a entidade, os países devem estar com a transmissão da doença completamente controlada e com um sistema de saúde capaz de detextar, testar, isolar e tratar todos os casos, além de traçar os contatos.

“Existem coisas que precisam ser feitas. Você não pode substituir a quarentena por nada. Você precisa substituir a quarentena por uma comunidade muito profundamente educada, comprometida, engajada e empoderada. Nós precisaremos mudar nosso comportamento pelo futuro previsível”, pontuou Ryan.

Ainda, a OMS reforçou que só devem deixar o isolamento os países com os surtos minimizados em condições especiais, como é o caso de instalações de saúde e casas de repouso. Ainda, medidas preventivas devem ser adotadas em locais de trabalho, escolas e outros locais essenciais. Também devem estar controlados os riscos de importação do vírus.

As recomendações estratégicas da OMS serão publicadas na próxima terça, 14. De acordo com a OMS, apenas o uso de máscaras não é suficiente para conter a disseminação do vírus. “As máscaras não são uma alternativa à quarentena”, afirmou Ryan. Para ele, elas são uma estratégia a mais, além da testagem, isolamento, tratamento dos casos, higiene das mãos e educação de comunidades.

Fonte: Jornal Opção