A promotora de Justiça Marlene Nunes Bueno disse nesta sexta-feira (12) que a enfermeira que participava da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Goiânia admitiu que não aplicou a coronavac em uma idosa de 88 anos na primeira tentativa. A promotora, no entanto, não relatou o motivo de a profissional deixar de aplicar a vacina naquele momento. A filha filmava a mãe de 88 anos sendo vacinada quando percebeu que a dose não foi aplicada. A enfermeira foi afastada da campanha de vacinação.

G1 solicita um posicionamento do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-GO) desde o dia 11 e aguarda retorno.

O caso aconteceu na quarta-feira (10) em um ponto de vacinação drive-thru de Goiânia. Uma filha de Floramy de Oliveira Jordão, de 88 anos, filmava o momento e acabou registrando quando a enfermeira enfia a agulha no braço da paciente e, em seguida, retira sem injetar a vacina. Só depois de a parente questionar a profissional, a idosa recebeu a dose.

“A investigada declarou as condições da aplicação da vacina, confirma que de fato não houve a aplicação no primeiro momento e descreveu as situações do ambiente. Ela entregará documentos pessoais e informações de natureza pessoal para que acompanhemos seus movimentos justamente para eliminarmos dúvidas de possíveis contatos ou benefícios”, explica a promotora.

Além da enfermeira, a promotora ouviu a filha da idosa e uma outra enfermeira nesta tarde. A filha da idosa declarou, segundo Marlene Nunes, que fez a denúncia para contribuir e alertar para que as pessoas acompanhem a vacinação, mas que a idosa foi regularmente vacinada depois.

A outra enfermeira levou informações sobre os padrões de fluxo que a Secretaria Municipal de Saúde adotou na campanha de imunização contra a Covid-19.

“Podemos dizer que as próximas diligências nos levarão a uma conclusão segura do que se passou. É importante tranquilizar as pessoas que estão buscando a vacina de que há um padrão da secretaria municipal para a vacina”, declarou a promotora.

Marlene Nunes revelou que há uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia e profissionais de enfermagem de uma universidade para a vacinação em massa.

Em nota, a SMS reforçou que não houve prejuízo à idosa, pois ela foi vacinada imediatamente. A pasta também abriu processo administrativo para investigar a situação.

Primeira tentativa de aplicação da vacina, mas que mostra líquido na seringa em Goiânia Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Primeira tentativa de aplicação da vacina, mas que mostra líquido na seringa em Goiânia Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Episódio

A aposentada Luciana Jordão, de 57 anos, levou a mãe para ser vacinada contra a Covid-19 em um dos pontos que as doses estão sendo aplicadas em idosos, em Goiânia. Segundo a filha, quando chegou a vez de a mãe ser imunizada, ela decidiu filmar para mostrar o momento aos netos dela.

Foi quando a aposentada notou que a enfermeira que fez a aplicação não injetou o líquido que estava na seringa como deveria.

“Ela simplesmente enfiou a agulha na minha mãe, tirou e ficou com a seringa para cima. Aí eu falei: ‘Foi muito rápido’. Quando eu olhei para cima, o líquido estava todinho na seringa. Ela não injetou a vacina na minha mãe. Aí eu falei para ela: ‘O líquido está todinho aí, você não vacinou a minha mãe’”, contou.

Luciana relatou que a enfermeira respondeu que havia vacinado, mas, ao ser confrontada sobre o líquido estar na seringa, pediu desculpas e disse que não tinha percebido.

“Ela olhou, pediu desculpa, disse que ela tinha se esquecido de injetar, foi e picou minha mãe, vacinou minha mãe novamente. Eu fiquei prestando atenção, e aí ela realmente vacinou”, afirmou a aposentada.

Vídeo

O neto da idosa, Bruno Jordão, de 32 anos, conta que sugeriu que a mãe, aposentada Luciana Jordão, de 57 anos, gravasse o momento da vacinação justamente para garantir que a dose fosse aplicada. Ainda segundo ele, a enfermeira chegou a questionar se ela iria filmar ou apenas tirar uma foto. “Aí minha mãe disse que ia apenas fotografar, mas, na verdade, ela filmou”, conta.

O servidor público acredita que esse tipo de situação pode estar acontecendo com várias pessoas.

“Com certeza está acontecendo isso. Imagina quantas pessoas não estão sendo vacinadas. A gente estava receoso disso acontecer. Por isso, minha mãe filmou. Resolvemos divulgar para a imprensa. As pessoas precisam ser alertadas sobre isso”, afirma Bruno.

Nota da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que já identificou a pessoa que não teria injetado a vacina em uma idosa de 88 anos e reitera que não houve prejuízo à senhora, que foi vacinada imediatamente. Um processo administrativo já foi aberto por parte da secretaria para apurar as circunstâncias do fato e tomar as medidas cabíveis. A profissional foi afastada e não participará mais da campanha de vacinação em Goiânia.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

A SMS não admite qualquer tipo de irregularidade e esclarece ainda que todo o processo de vacinação em Goiânia segue um rigoroso protocolo sanitário e de logística, que é cumprido à risca em todas as fases pelos profissionais envolvidos. A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia reforça haver vacinas suficientes para todos os idosos acamados com mais de 60 anos e para maiores de 85 anos, grupos que compuseram a etapa de imunização iniciada nesta terça-feira (9/2). Destaca ainda que a vacinação é segura e que a imunização de idosos é fundamental na luta contra a pandemia do coronavírus.

G1