O sinal de 5G em Goiânia será ativado com 10% da cobertura atual do 4G, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A tecnologia será ligada na capital no próximo dia 16. Já em outras cidades do estado, a previsão é começar em janeiro de 2023.

Segundo a agência, a exigência mínima era de instalação de 57 estações pelas empresas telefônicas para que o sinal fosse ativado. Porém, as companhias conseguiram ampliar a meta e instalar 100.

“A avaliação que temos é muito boa. Já sabíamos que esse processo não seria tão rápido e teríamos desafios. Mas temos, agora, um aprendizado para tocar o restante do processo com mais tranquilidade”, disse o conselheiro da Anatel Moisés Queiroz Moreira.

Além de Goiânia, o sinal será ligado na próxima semana em Curitiba e Salvador. Outras 15 capitais tiveram o prazo de ativação, previsto para setembro desde ano, prorrogado por mais 60 dias.

O conselheiro explicou ainda que, depois das capitais, os municípios acima de 500 mil habitantes começam a receber o sinal a partir de janeiro de 2023. Nessa etapa se encaixa Aparecida de Goiânia.

Já municípios com 200 mil habitantes, como Anápolis, Rio Verde e Águas Lindas de Goiás, terão acesso à tecnologia a partir de julho de 2023.

G1 Goiás