Você já ouviu falar na técnica Pomodoro? Hoje bastante difundida, trata-se de uma estratégia de foco e produtividade criada nos anos 1980 pelo então universitário italiano Francesco Cirillo, que procurava uma maneira de aumentar a eficiência nos estudos nos primeiros anos da faculdade. O artifício, no entanto, é talvez até mais útil para dar conta de atividades do dia a dia profissional.

A proposta é simples: permanecer concentrado durante 25 minutos nas suas tarefas mais críticas, sem interrupções (mesmo!) e mantendo-se 100% focado. A ideia é, com isso, garantir que as tarefas serão feitas no prazo que você precisa – afinal de contas, como explicamos, as interrupções e distrações (seja o whatsapp, o facebook ou  um colega de trabalho) são os principais inimigos da produtividade.

O tempo que você permanece em Pomodoro pode variar, mas é bom adiantar que ninguém consegue permanecer 100% focado por longos períodos – por isso, hoje, a maioria dos adeptos costuma atuar em alguns blocos de pomodoro ao longo do dia. 

O que batizou a técnica foi o truque encontrado pelo estudante: usar um timer de cozinha, que na época eram muito comuns em formato de tomate, como uma espécie de cronômetro que controlava os tais 25 minutos. Pomodoro, em italiano, significa tomate.

Hoje, na era dos computadores e smartphones, o timer de cozinha acabou sendo aposentado, e deu lugar a soluções virtuais para marcar o tempo de Pomodoro – e que servem inclusive para mostrar aos seus colegas que você não deve ser interrompido. A seguir, selecionamos três opções gratuitas. Quem quer saber mais formas de melhorar a produtividade também pode se inscrever neste curso por email gratuito

Aplicativo Pomodoro: 5 opções gratuitas

1. Be Focused

Ideal para quem quer usar a técnica Pomodoro tanto para questões profissionais como para tarefas do dia a dia, como “arrumar o quarto”, “fazer faxina” ou “fazer exercício”. O aplicativo está disponível apenas para iOS (o sistema operacional dos aparelhos Apple, como Iphone e iPads), mas os smartphones e tablets Androids têm uma opção correlata, o Clear Focus.

Ambos aplicativos vão além do simples cronômetro – função que, convenhamos, já vem nativa na maioria dos celulares. Neles, é possível estabelecer as tarefas que você quer realizar antes de dar start na contagem dos minutos, e assim reunir um histórico do que já foi feito.

Da mesma forma, você pode personalizar intervalos e obter um gráfico da sua performance baseados nos pomodoros que têm realizado. Bastante útil, não? Todas as funções mencionadas fazem parte da versão gratuita do app.

2. Pomello

A opção é mais voltada para quem quer usar o Pomodoro nas tarefas do trabalho e de forma potencializada. Ao contrário da opção anterior, para celular, esse aplicativo funciona no computador (nos sistemas Windows, Mac e Linux). Considerando o dia a dia corporativo, essa é uma boa vantagem, já que grande parte das suas tarefas vai ser realizada de fato na frente da tela do computador.

Como parar de procrastinar definitivamente

O app tem uma peculiaridade: esse só funciona sincronizado com o Trello, ferramenta de gerenciamento de projetos e tarefas muito usada em empresas. Assim, permite que você aplique o Pomodoro para realizar as tarefas previstas lá, maximizando ainda mais sua eficiência.

Pomello, na verdade, refere-se a outra fruta: toranja. E outra vantagem para quem trabalha em escritório é exatamente essa: o app deixa visível um pequeno símbolo – uma toranja – no canto da tela do seu computador sempre que você está em pomodoro, assim os seus colegas sabem que não devem te interromper ou fazer perguntas naquela hora.

3. Tomato-timer

Também para computador, essa é a versão mais simples – ou útil quando você está usando o computador de outra pessoa. Ao contrário das opções anteriores, o Tomato-timer não requer instalação. Basta entrar no site e começar a usar.

Para avisar que o tempo acabou, o site emite um sinal sonoro para o seu fone de ouvido e uma notificação no canto de sua tela. Também é possível controlar seus horários de intervalo entre um bloco de pomodoro e outro.

4. Focus To-Do: Pomodoro Timer & Lista de Tarefas

Aplicativo disponível para celulares iOS e Android e para desktop (Windows e Mac), que tem o timer característico da técnica Pomodoro mas também conta com funções de organização de tarefas.

5. Focus Keeper

Focus Keeper é um aplicativo de celular disponível para iOS e Android. Além do cronômetro para ajudar a seguir o Pomodoro, este app também permite que os usuários criem metas especificas de produtividade e monitorem seu dia por meio de gráficos.

Naprática.org