A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, abre oficialmente, nesta sexta-feira (13/05), às 20h, no Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, a programação do II Festival de Ópera de Goiânia (Fogo).

O espetáculo de abertura “Opereta Forrobodó – Burleta de costumes cariocas em três atos”, de Chiquinha Gonzaga, é interpretado por integrantes do Coro Juvenil de Goiânia e da Orquestra Jovem Joaquim Jayme. A segunda apresentação do espetáculo acontece no domingo (15/05), às 11h, no mesmo local.

Forrobodó, uma espécie de opereta cômica, foi um grande sucesso do teatro musical brasileiro de 1912 e contou com mais de mil apresentações. A obra é o retrato bem-humorado de um Brasil caricato e apaixonante, e de um povo cheio de boas histórias.

O texto é de Luiz Peixoto (1889-1973) e Carlos Bettencourt (1890-1941). Nesta releitura, a direção musical e arranjos são do maestro Vinícius Guimarães. Na direção de cena, Wesley Neres, músico, bailarino, dramaturgo e diretor, que realiza, neste festival, sua estreia no comando de uma ópera.

O Festival de Ópera de Goiânia, edição 2022, é realizado pela prefeitura, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiás Turismo e Escola Basileu França.

Neste ano, a programação segue com apresentações nos dias 10 e 12 de junho, com a ópera “O Elixir do Amor”, de Gaetano Donizetti, no Oscar Niemeyer; e nos dias 26, 27 e 28 de agosto com a ópera “Madame Butterfly” de Giacomo Puccini, no Teatro Basileu França.

O prefeito Rogério Cruz ressalta que este é mais um evento da Retomada Cultural, que marca o calendário de Goiânia. “A Orquestra Sinfônica de Goiânia trabalha com empenho e determinação para promover grandes espetáculos. Tenho certeza de que este será mais um evento que entrará para a história da cultura da nossa cidade”, afirma.

O secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, lembra que a primeira edição do Festival foi realizada em 2019, e o evento ficou suspenso por dois anos devido à pandemia.

“Estamos de volta com o festival que traz à plateia de Goiânia a música lírica com grandes clássicos de ópera, interpretados por profissionais e bolsistas da orquestra”, diz o secretário.

Festival
O Festival de Ópera de Goiânia (Fogo) tem o objetivo de promover a arte lírica em Goiânia, por meio de ações de formação e difusão artísticas. A meta é oportunizar ao público o acesso a espetáculos operísticos de qualidade.

Visa, também, combinar no palco os talentos de Goiânia junto a grandes nomes do canto lírico no cenário nacional.

O Fogo atua na busca de ferramentas institucionais, políticas e artísticas. Oferece subsídios para que os cantores líricos aqui formados possam desenvolver sua arte, mostrar suas qualidades e potenciais ao público.

Goiânia sempre se destacou pela sua tradição de exportar grandes cantores líricos para outros centros do Brasil e do exterior.

Serviço

Assunto: II Festival de Ópera de Goiânia (Fogo)
Data e Hora:
13 de maio, sexta-feira, às 20h
15 de maio, domingo, às 11h
Local: Palácio da Música – Centro Cultural Oscar Niemeyer

Secretaria Municipal de Cultura (Secult) – Prefeitura de Goiânia