Comemoração em 2018 terá “Oscar” pela primeira vez no Brasil

Festival internacional acontecerá em São Paulo e terá grandes referências mundiais no júri, como Eugene Chaplin, filho de Charlie Chaplin.

Neste ano, o “Dia do Circo”, em 27 de Março, terá um motivo a mais para os brasileiros comemorarem: a realização do 1st Cirque International Festival of Brazil Contest. Conhecido mundialmente como “Oscar do Circo”, o evento acontecerá pela primeira vez no País – de 2 a 6 de Maio- e será um marco na história do circo brasileiro.
Em território nacional, a arte circense teve sua trajetória iniciada com a chegada de ciganos europeus, que aproveitavam as festas religiosas para exibirem suas habilidades com os cavalos e seus talentos ilusionistas.

O grande salto na história do profissionalismo circense brasileiro está na criação da primeira escola de circo em São Paulo, em 1978, com o nome de Academia Piolin, em referência ao palhaço Piolin, que permaneceu durante 30 anos em cartaz no Largo do Paissandu. Ele nasceu em 27 de março de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, e se consagrou pela criatividade cômica aliada à habilidade como ginasta e equilibrista. Por isso, a data ganhou destaque no calendário nacional com o Dia do Circo.

Desde o surgimento até a sua ascensão profissional, a história do circo brasileiro tem construído tradição. Segundo Marlene Querubin, vice-presidente do 1st Cirque International Festival of Brazil Contest e conhecida como a “primeira dama do circo”, o potencial do artista nacional já é reconhecido no exterior e deve ter projeção ainda maior com o festival. “As apresentações dos nossos artistas no trapézio e no globo da morte, por exemplo, são consideradas referências mundiais”, acrescenta.

Marlene conta que são muitos os talentos brasileiros que se apresentam em grandes espetáculos fora do Brasil. “E nosso festival dará a oportunidade para os artistas demonstrarem suas performances e habilidades com maestria em terra natal, realizando um sonho de décadas para a maioria. Afinal, o evento já acontece há mais de 40 anos em diversos países do mundo”, ressalta.

História milenar

A história do circo é milenar e repleta de transformações. Na China foram encontradas pinturas com cerca de cinco mil anos mostrando contorcionistas, acrobatas e equilibristas. Nessa época, a acrobacia era utilizada como forma de treinamento para os guerreiros chineses, por considerarem que a técnica exigia atributos como força, flexibilidade e agilidade. Assim como as pirâmides do Egito, que também trazem gravuras com malabaristas.
E há cerca de 250 anos a atividade circense passou por um momento de grande transformação com o início do período do circo moderno, que teve sua origem na Inglaterra pelas mãos do oficial inglês da Cavalaria Britânica, Philip Astley, ao inaugurar o Astley’s Amphitheatre.

A princípio, era feita uma atração de cunho militar. No entanto, Astley, para atrair o interesse das pessoas, decidiu incrementá-la com saltimbancos e equilibristas. O ingrediente especial foi a concepção da figura de um palhaço na forma de soldado, que entrava montado ao contrário e fazia inúmeras brincadeiras. No teatro ainda havia um picadeiro com uma arquibancada onde o público podia assistir de perto ao espetáculo principal realizado com cavalos.

2018 é um marco na história do Circo no Brasil

“O festival internacional é esperado há muito tempo no País. E certamente o dia 27 de março de 2018 será comemorado de maneira única, evidenciando a bandeira brasileira na história circense”, afirma Jeferson Alexandre, produtor internacional que é o presidente do 1st Cirque International Festival of Brazil e CEO da La Force Productions, empresa organizadora. E, além de ser um projeto sonhado pelo profissional do circo, especialmente o brasileiro, o espetáculo será uma atração cultura inédita para o público.

O evento terá aproximadamente 70 artistas apresentando mais de 30 números de diversas categorias, todos selecionados pela curadoria internacional do festival, em meio a mais de 400 inscrições nacionais e internacionais. “Teremos talentos vindos de diversos países: China, Ucrânia, Rússia, Argentina, Suécia, Canadá, Etiópia, Hungria, entre outros. Além dos artistas de toda parte do Brasil”, comenta Jeferson Alexandre.

1st Cirque International Festival of Brazil Contest, nome da edição nacional, estará sob uma das maiores lonas já vistas nos últimos tempos e trará grandes referências mundiais para compor o júri, como Eugene Chaplin, filho de Charlie Chaplin, atual presidente do Festival Internacional de Cinema de Comédia de Vevey; Alexander Ogurtsov, da Rússia, vice-presidente e líder artístico do Nikulin Moscow Circus, na Tsvetnoy Boulevard; Peter Dubinsky, dos Estados Unidos, presidente e fundador da Firebird Productions, empresa de entretenimento internacional que produz shows e oferece artistas para Walt Disney World; entre outros.

O festival foi criado em 1974 pelo Príncipe Rainier III com o nome de Monte-Carlo International Circus Festival e tornou-se o maior e mais importante do segmento no mundo. Em 2006, a Princesa Stéphanie de Mônaco assumiu a presidência do Festival e proporcionou ainda maior projeção. E o 1st Cirque International Festival of Brazil Contest seguirá os moldes da produção de Monte-Carlo, com o apoio da organização internacional do festival.
Os ingressos para assistir ao 1st Cirque International Festival of Brazil Contest estão à venda pelo Ingresso Rápido: www.ingressorapido.com.br. E para quem é de fora de São Paulo, foram criados pacotes especiais com hospedagem e alimentação no Holiday Inn Anhembi, hotel parceiro do evento.

Serviço
1st Cirque International Festival of Brazil Contest
De 2 a 6 de maio de 2018
Site www.cirquefestivalcontest.com.br
Midias sociais Facebook e Instagram: @cirquefestivalcontest
Apresentações abertas ao público: capacidade para mais de 2300 pessoas
Preços a partir de R$ 90 para crianças e R$ 180 para adultos
Compras antecipadas pelo Ingresso Rápido www.ingressorapido.com.br
Tem acesso a portadores de necessidades especiais
Climatizador
Estacionamento
Local: Anhembi – São Paulo – Capital (ao lado do Palácio das Convenções)