O Procon Goiás apreendeu 16.326 toneladas  de produtos impróprios para o consumo (116.375 unidades)  entre janeiro e julho de 2020, o que representa uma média mensal de 2.332 toneladas de materiais inadequados para o consumo retiradas de circulação. São produtos com o prazo de validade vencido, sem procedência ou fora dos padrões de consumo.

Somente no mês de julho, foram apreendidos mais de 4 toneladas de produtos impróprios para o consumo (5.948 unidades), quantidade equivalente a duas vezes  o valor da média mensal.  Tais números são resultado de 3 operações que percorreram 453  estabelecimentos comerciais em 43 cidades, incluindo Goiânia.

A Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor do Estado de Goiás norteia o seu trabalho principalmente a partir das denúncias realizadas pelos consumidores ao órgão, além de fazer fiscalizações de ofício. Durante o mês de julho, houve também um crescimento expressivo nos números das denúncias de aumento dos preços, em especial no valor do material de construção, dos medicamentos que compõem o “Kit Covid-19” e valor dos testes que detectam o coronavírus.

Fiscalização intensificada no interior

Segundo o superintendente do Procon Goiás, Allen Viana, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia do coronavírus, o órgão tem intensificado suas ações no interior do Estado por compreender que  todas as regiões possuem as suas especificidades e merecem ser atendidas de forma ampla, para garantir efetivamente a defesa do consumidor.

Confira a seguir a lista dos 43 municípios fiscalizados no mês de julho: Abadia de Goiás, Abadiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Arenópolis, Barro Alto, Bela Vista de Goiás, Bom Jardim de Goiás, Caldazinha, Campo Limpo de Goiás, Carmo do Rio Verde, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbaíba, Goiânia, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Ipameri, Ipiranga de Goiás, Itapaci, Marzagão, Morrinhos, Nerópolis, Nova Glória, Nova Veneza, Novo Gama, Pilar de Goiás, Piranhas, Pontalina, Rubiataba, Santa Cruz de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Silvânia, Terezópolis de Goiás, Valparaíso de Goiás e Vianópolis.

Como denunciar?          

Para que o órgão intensifique o seu trabalho é importante que a sociedade siga empenhada na apresentação das suspeitas de condutas impróprias para com o consumidor. O consumidor pode efetuar a denúncia através dos seguintes canais de atendimento:

Telefones: 151 e (62) 3201-7124

Procon Goiás