Foi lançada nesta quinta-feira (14/2) na capital goiana a 2ª edição da Expo Fecomércio, evento que espera movimentar R$ 200 milhões em negócios e atrair 20 mil pessoas no Centro de Convenções, em Goiânia, entre os dias 17 e 20 de outubro. Assim como na edição passada, serão realizadas simultaneamente a Feira do Empreendedor, do Sebrae Goiás, e a 17ª Feira do Imóvel, promovida pelo Sindicato das Imobiliárias e Condomínios do Estado de Goiás (Secovi-GO).

Promovida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), a feira será maior este ano, ocupando dois pavilhões do Centro de Convenções e tendo, em seu centro, um pátio com mais de 360 lugares onde serão realizadas todas as palestras desta edição. Além disso, serão quatro dias de programação ao invés de três, como foi em 2023, se estendendo de quinta até domingo.

“Ficamos em dúvida se realizaríamos ou não no domingo, mas foi decidido que será até às 16h. O mercado imobiliário tem muita visitação dos estandes nesse dia. Então, principalmente representantes do mercado imobiliário, assim como os demais, poderão usar mais este dia para mostrar os seus produtos”, explicou o presidente da Fecomércio-GO, Marcelo Baiocchi.

Marcelo Baiocchi também salientou a variedade de setores que estarão presentes na edição deste ano. “Teremos lá algumas áreas específicas também, como de gastronomia, com os bares e restaurantes, a área de segurança privada. A área de turismo está muito forte neste evento”, enumera. Este ano, segundo o presidente da Federação, é esperado um número maior que 50 empresas e 75 expositores, como foi visto em 2023. “São eventos como esse que movimentam a nossa economia. É por isso que nós temos que apoiar todos”, completou.

Segundo o diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Goiás, Marcelo Lessa, a Expo Fecomércio do ano passado rendeu grandes frutos aos pequenos empreendedores. “São vários fatores que nos motivam a continuar essa parceria. Nós tivemos mais de 3 mil empreendimentos dentro da Expo Fecomércio, o resultado foi extremamente importante. Temos a convicção que em 2024 será igual ou melhor”, disse.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e representante do Fórum Empresarial, Sandro Mabel, reforçou as declarações sobre os resultados positivos que são alcançados com a Expo Fecomércio. “Estamos sempre empenhados em fazer com que Goiás se destaque e quanto mais pessoas vêm a Goiás e expõem, quanto mais negócios nós temos, isso atende a todos nós, por isso essa feira é tão importante”.

Luís Alberto Pereira, presidente do Sistema OCB/GO e também membro do Fórum Empresarial, destacou a participação ativa do cooperativismo na iniciativa. “É importante para fazermos novas parcerias, para divulgar o cooperativismo, para mostrar os serviços que nós podemos fazer, a intercolaboração com as outras entidades. Então fazemos questão de fazer parte”, disse.

O secretário estadual da Indústria e Comércio de Goiás, Joel Sant’anna Braga Filho, representando o governador Ronaldo Caiado, salientou que a gestão está à disposição para promover feiras como esta que atraem investimentos para Goiás, destacando que Goiânia se tornou um polo de negócios para cidades de outras unidades federativas, como Mato Grosso, Tocantins, Pará e Maranhão.

“No pós-pandemia, a Expo Fecomércio foi a feira que mais movimentou e fez a grande retomada da economia goiana”, disse. “Temos a oportunidade de ser esse grande propulsor no Centro-Oeste e de outras empresas que estão vindo para Goiás”, arrematou o representante do governo estadual.

Mais detalhes sobre a 2ª edição da Expo Fecomércio serão divulgados nos próximos meses.

A Redação