A Câmara de Goiânia, a Prefeitura da capital e a Universidade Federal de Goiás (UFG) entregam à comunidade nesta terça-feira (10/8) os primeiros leitos de enfermaria e de terapia intensiva exclusivas para o tratamento de Covid-19 no Hospital das Clínicas (HC). A criação dos leitos foi viabilizada com o repasse, do Legislativo para a Secretaria Municipal de Saúde, de R$ 19 milhões em recursos de emendas impositivas de 31 vereadores. Em função da entrega dos leitos, marcada para as 9 horas, sessão plenária da Câmara de Goiânia foi suspensa.

Serão implantados, no total, 30 leitos de enfermaria e 30 leitos de UTI no HC. A entrega das primeiras unidades será feita pelo prefeito Iris Rezende, pelo presidente da Câmara de Goiânia, Romário Policarpo, demais vereadores autores das emendas, pelo reitor da UFG, Edward Madureira, e pelo governador Ronaldo Caiado.

“O Legislativo, o Executivo e a UFG fizeram essa parceria inédita e histórica que vai salvar muitas vidas e colaborar decisivamente para que superemos mais rapidamente a pandemia do novo coronavírus”, disse o presidente da Câmara de Goiânia, Romário Policarpo (Patriota). Ele suspendeu a sessão desta terça-feira, 11 (as atividades do plenário começam regimentalmente às 9 horas da manhã), para a realização do evento de entrega dos 60 leitos.

Segundo a Prefeitura de Goiânia, com as novas aquisições, o município passa a dispor de 230 salas de UTI, que podem chegar a 300, além de 244 enfermarias, que podem chegar a 414 caso seja necessário. “Foi gesto de espírito público a destinação das emendas para a criação dos leitos no HC”, disse o secretário de Governo, Paulo Ortegal. “A pedido do prefeito, falamos com todos os vereadores”, disse o líder do governo no Legislativo, Wellington Peixoto (DEM).

A parceria entre as instituições prevê a cessão da estrutura de tratamento para Covid-19, no HC-UFG, para que a Secretaria Municipal de Saúde instale os leitos 100% públicos para tratamento da covid-19. Além dos leitos, no local terá tomógrafo e centro cirúrgico para o caso de necessidade.

Segundo a Prefeitura de Goiânia, 300 profissionais entre médicos, enfermeiros e nutricionistas, além de servidores técnico-administrativos atuarão no HC já nesta primeira semana. Caso a unidade amplie a capacidade de internação para os 300 leitos previstos em capacidade máxima, o quantitativo de profissionais exclusivos poderá chegar 1.500 servidores.