Uma mulher está internada em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por causa da Síndrome de Haff, conhecida como doença da “urina preta”, conforme anunciou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goianésia, neste sábado (10). A pasta informou que a moradora do município apresentou sintomas nas primeiras 24h após comer peixe, em 24 de junho.

A confirmação da doença foi feita por exames em um hospital de Goiânia, onde a mulher recebe tratamento médico. O estado de saúde dela é grave, mas reage bem ao tratamento, segundo a secretaria, que acompanha o caso de perto.

“Temos este caso até o momento, apenas. A doença se relaciona com a ingestão de peixes contaminados. As evidências trazem que é causada por uma toxina, portanto, afeta apenas quem ingere. Não há risco de transmissão de pessoa para pessoa”, relatou a secretaria.

SMS de Goianésia enviou ofício a rede de saúde com alerta para pacientes com sintomas da doença da "urina preta" — Foto: Reprodução/SMS
SMS de Goianésia enviou ofício a rede de saúde com alerta para pacientes com sintomas da doença da “urina preta” — Foto: Reprodução/SMS

A prefeitura não repassou informações sobre a paciente para não identificá-la. O G1 pediu um posicionamento sobre o caso à Secretaria Estadual de Saúde por e-mail, neste sábado, e aguarda retorno.

A administração municipal enviou um ofício a rede de saúde da cidade, tanto pública quanto privada, com alerta para pacientes com sintomas da doença. Caso alguma unidade atenda moradores com suspeita, deve avisar à SMS imediatamente.

O que é Síndrome de Haff?

De acordo com a SMS, a doença da “urina preta”, a Síndrome de Haff, é uma infecção bacteriana relacionada à ingestão de peixe cru ou cozido. A bactéria é transmitida através do consumo de uma toxina que fica na carne.

A doença é caracterizada pela destruição das proteínas musculares, provocando sintomas como a perda da força física, dor muscular, desmaios, febre e urina escura.

A forma como o animal é contaminado pela toxina que provoca a doença, no entanto, não é consenso entre especialistas. Alguns infectologistas dizem que a toxina é gerada pelo mau acondicionamento do pescado, mas outros afirmam que a toxina vem de algas consumidas pelo animal.

Urina Preta — Foto: Reprodução/TV Bahia
Urina Preta — Foto: Reprodução/TV Bahia

G1