Em comemoração aos 25 anos do lançamento de seu icônico disco homônimo, o Buena Vista Social Club preparou uma reedição especial do álbum com registros audiovisuais inéditos.

O projeto de aniversário, intitulado Buena Vista Social Club – 25th Anniversary Reissue, também inclui remasterizações em alta qualidade assinadas por Bernie Grundman (Michael Jackson, Prince, Tupac, Outkast) e faixas inéditas lançadas pela BMG.

O primeiro desses registros é a inédita “Vicenta”, já disponível em todas as plataformas de música. A nova faixa é uma versão de uma composição clássica do Compay Segundo, que aparece em dueto com Eliades Ochoa.

A letra conta a história de um incêndio que, no começo de Abril de 1909, destruiu quase toda a vila de La Maya, perto de Santiago de Cuba, onde Ochoa nasceu e viveu desde criança entre plantações de banana, café e cacau.

A versão comemorativa do clássico álbum está prevista para sair em 17 de Setembro com diversos lançamentos e materiais comemorativos para fãs e aficionados pela música do Buena Vista Social Club. Ochoa comenta:

O projeto reuniu grandes músicos da época de ouro da música cubana e levou a nossa música tradicional para o resto do mundo. Além disso, me permitiu ser reconhecido internacionalmente pelos sones, guarachas e boleros que fazia desde jovem. Também me fez reconectar com músicos que eu admirava e com sua grande experiência.

Buena Vista nos uniu através da música, e éramos uma família bem administrada. Neste 25º aniversário, iremos recordar com merecido orgulho aquelas grandes lendas que sempre estarão presentes entre nós. Celebraremos com alegria o legado do Buena Vista Social Club e a tradicional música cubana.

O guitarrista Ry Cooder, que produziu o disco original, diz também que “o Buena Vista continua a voar alto sem perder fôlego” e complementa:

Acho que se você perder essa oportunidade de se envolver pela música, vai se arrepender pra sempre.

Ouça “Vicenta”.

Registro fez história

Gravado em 1996 nos icônicos Estudios de Grabación EGREM, em Havana, o álbum deu palco mundial para artistas como Omara Portuondo, Ibrahim Ferrer, Compay Segundo, Rubén González, Eliades Ochoa, entre outros.

O Buena Vista Social Club venceu o Grammy, vendeu dezenas de milhões de cópias pelo mundo e ganhou um documentário feito por Win Wenders e indicado ao Oscar em 2000.

TMDQA