A Prefeitura de Goiânia, por meio do Programa de Defesa do Consumidor (Procon Goiânia), divulgou pesquisa realizada de 5 a 9 de março de 2024 que aponta variação de até 334,45% no preço de 30 produtos da cesta básica, em nove estabelecimentos comerciais da Capital.

As cinco maiores variações estão entre 334,45% e 76,72%, com destaque para a banana prata, que oscila entre R$ 2,99 a R$ 12,99. Já o quilo da banana nanica teve variação de 150,42%, podendo ser encontrado de R$ 3,59 a R$ 8,99; o quilo do tomate comum registrou variação de 130,97%, custando de R$ 2,79 a R$ 5,89. O pão francês teve variação de 83,40%, de R$ 11,99 a R$ 21,99. A menor variação foi no quilo da farinha de mandioca 500g , com variação de 76,72%.

De acordo com a pesquisa, o consumidor que realizar compra pelo menor preço desses produtos terá despesa de R$ 26,03. Já se adquirir produtos com o maior valor pagará R$ 59,35. Isso representa a possibilidade de economia de R$ 33,32 na aquisição dos itens.

As cinco menores variações estão entre 9,55% a 24,47%, com destaque para o litro de leite Italac, que teve a menor variação, podendo ser encontrado de R$ 4,19 a R$ 4,59. O arroz Cristal 5 quilos registrou variação de 18,65%, podendo ser encontrado de R$ 29,49 a R$ 34,99; o açúcar Cristal 5 quilos foi encontrado com variação de 22,01%, com preço de R$ 20,90 a R$ 25,50. Já o café Rancheiro 500g registrou variação de 24,39%, variando de R$ 15,99 a R$ 19,89. O leite Bom (o litro) teve variação de 24,47%, sendo encontrado de R$ 4,25 a R$ 5,29.

Com a pesquisa, o consumidor que realizar compra pelo menor preço desses produtos terá despesa de R$ 26,03. Já se fizer compras com o maior valor pagará R$ 59,35. Utilizando a pesquisa do Procon como base para suas compras, poderá poupar R$ 33,32 apenas nesses cinco itens.

O levantamento busca informar e alertar o consumidor quanto às variações de preços de alguns produtos da cesta básica e detalhar o gasto mensal que um trabalhador teria para comprá-los. “O objetivo desta pesquisa é auxiliar o consumidor no momento da compra, possibilitando melhor planejamento e maior economia. A pesquisa revela variações percentuais entre produtos da mesma marca e oferece referência ao consumidor por meio de preços médios obtidos na amostra”, destaca o presidente do Procon Goiânia, Raphael dos Santos.

Metodologia
A pesquisa do Procon Goiânia é realizada com metodologia diferente da que é feita pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), por utilizar várias marcas do mesmo produto da cesta básica. Ao proceder a comparação de preços, o Procon Goiânia utilizou produtos da mesma marca.

O órgão enfatiza que nem todos os produtos pesquisados foram encontrados em todos os estabelecimentos visitados e que a pesquisa reflete momento específico e, por essa razão, os preços atuais podem ser diferentes quando o consumidor realizar suas compras. O Procon destaca, ainda, que lojas da mesma rede praticam preços diferenciados.

O Procon Goiânia também informa que a responsabilidade do comerciante abrange os seguintes casos: se o fabricante, produtos ou importador não puderem ser identificados, se não houver clareza na informação concernente à comercialização do produto, se o comerciante não providenciar conservação adequada do produto.