O concurso Comida di Buteco já tem data confirmada para este ano. Será realizado de 12 de abril a 12 de maio, com a participação de 42 estabelecimentos de Goiânia e Aparecida de Goiânia. A novidade em 2019 é que todos os petiscos dos concorrentes terão o valor de R$ 20,00. A escolha do valor fixo se deve à celebração dos 20 anos do Comida di Buteco no Brasil.

Em Goiás, o concurso chega a sua 12º edição, sempre com foco em resgatar a cozinha de raiz, transformar vidas, estimular os pequenos estabelecimentos às novas criações, cumprindo assim um importante papel de fomento à cultura gastronômica de boteco, e claro, escolher o melhor boteco goiano. O tema para a criação do petisco foi norteado pelo movimento dos 20, que inspirou a tabela de preço fixa, ou seja, não haverá algo que norteie o uso de algum tipo de insumo, por isso a criatividade vai pesar bastante na hora do preparo das receitas inéditas do concurso.

O Comida di Buteco foi criado em 2000, na cidade de Belo Horizonte (MG). Em 2019, será realizado, simultaneamente, em 21 cidades brasileiras. O objetivo é estabelecer abril como o mês oficial dos butecos em todo país, integrando assim o calendário nacional, da mesma forma que já existem comemorações de São João, Carnaval etc. Com esse propósito, desde 2016 o concurso elege o ‘melhor boteco do Brasil’, dentre os 21 campeões locais.

Em junho, finalizadas todas as premiações locais, um comitê de jurados vai conhecer os vencedores de cada uma das 21 cidades, dará suas notas e, então, elegerá o melhor do País. Assim, o voto de cada um passa a ter uma importância ainda maior, visto que, o melhor da cidade vai concorrer ao título de melhor boteco do Brasil. O anúncio do melhor boteco do Brasil será em julho, em São Paulo (SP).

Fonte: Da Redação, Mais Goiás | Foto: Rogério Porto/Divulgação