Foi divulgado nesta terça-feira, 9, um comunicado realizado por meio de vídeo, em que Ana Carolina Lemes David Portes, médica infectologista na Maternidade Dona Íris esclarece sobre os motivos que levaram a unidade médica a fechar as portas. Na noite desta segunda-feira, 8,foi  noticiado surto de Covid-19 associado à superbactéria KPC.

No vídeo, a médica explica que a Maternidade Dona Iris, na UTI Neonatal, tem a rotina de fazer a fazer a coleta do swab de vigilância a cada 15 dias. “Por sermos uma UTI Neonatal e recebermos bebês de extrema prematuridade, eles passam por longos períodos de internação, correndo risco de serem colonizados por bactérias multirresistentes, como a KPC”, informou a infectologista.

“Por isso, a cada 15 dias eles são submetidos à coleta dos swabs para a gente ver se tem alguma bactéria crescendo em algum bebê, que seja multirresistente e que a gente precise isolar esses bebês. A gente tinha bastante tempo, mais de um ano, que não tínhamos nenhuma bactéria do tipo KPC na nossa unidade. Esse mês, devido à nova vigilância constante, foi constatado um bebê colonizado. Ele não teve infecção. Está super bem e recebendo alta nesta semana”, disse Ana Carolina.

“O motivo pelo qual a gente fechou temporariamente a nossa unidade não se deve ao fato dessa bactéria estar presente lá. O bebê foi isolado, um caso único. Conseguimos conter o crescimento dessa bactéria. Nosso problema foi uma mãe que estava com sintomas respiratórios. Como todos sabem, nossa unidade é uma UTI Neonatal humanizada”, contou.

“As mães permanecem o tempo inteiro com os seus bebês dentro da UTI Neonatal. Assim que detectamos que ela tem sintomas respiratórios, porque temos sido bastante vigilantes em relação a isso, optamos por coletar o PCR para a SARS-COV-2 (Covid-19) e esse swab veio positivo. Como era um bebê que estava em berço aberto e já tinha condição de alta para o [método] canguru, tivemos a preocupação de que outros bebês pudessem estar contaminados. Assim como funcionários nossos, que trabalham em outras unidades, estão contaminados.”

De acordo com Ana Carolina, a preocupação com a disseminação da Covid-19 foi a principal causa do fechamento da unidade. Segundo ela, todos os bebês internados serão submetidos aos exames da SARS-COV-2 e conforme o resultado, uma reabertura será discutuda. “Pelo risco, os bebês que forem internados nessa unidade, optamos pelo fechamento”, falou.

Jornal Opção