A secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) emitiu nota de recomendação que desobriga o uso de máscaras em locais abertos e sem aglomeração, a partir desta quinta-feira (10). Cada município, contudo, deverá decidir se vai aderir e quando vai aderir.

“Esta desobrigação deve ocorrer somente quando a cobertura vacinal com esquema primário (duas doses ou dose única) na população de 5 anos e mais, estiver maior ou igual a 75%, de acordo com os dados registrados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, ou seja, o sistema de informação oficial para registro de doses aplicadas”, diz trecho da nota. Além disso, o uso é incentivado para pessoas no grupo de risco.

Destaca-se, segundo o documento, 146 municípios do estado de Goiás alcançaram pelo menos 75% de cobertura vacinal contra a Covid-19.

Vale citar, depois que Goiânia alcançou a marca de 75% da população com idade acima de cinco anos vacinada com duas ou dose única de vacinas contra covid-19, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) decidiu flexibilizar as regras para o uso de máscaras. Em evento que acontece às 9h da manhã desta sexta-feira (11), a prefeitura deve desobrigar o uso de máscaras em ambientes abertos.

Mais Goiás