Governador se reuniu com empresários, pesquisadores e reitores de universidades para apresentação da iniciativa, que visa aliar conhecimento cientifico à produção de alimentos.

O governador Ronaldo Caiado (DEM) recebeu nesta segunda-feira, 10, empresários, pesquisadores e reitores de universidade para apresentação do “Biomas Tropicais”. O projeto desenvolvido em parceria com o Instituto Fórum do Futuro pretende aliar conhecimento científico ao uso racional de recursos naturais para a produção sustentável de alimentos.

Entre os presentes na solenidade estiveram o chefe de gabinete de Gestão da Governadoria, Lívio Luciano; o superintendente do Sebrae Goiás, Derly Fialho; os reitores Edward Madureira Brasil (UFG) e Jerônimo Rodrigues (IFG).

Durante sua fala, Caiado frisou que o País passou pelo que ele considera verdadeira transformação no campo, passando a ser autossuficiente na produção.

“O Brasil hoje é o maior produtor de soja do mundo, passando 120 milhões de toneladas só deste grão. Alimenta milhões de pessoas pelo mundo. O que nós estamos dando agora é a base científica, com inovação e pesquisa, para mostrar ao mundo que, além da qualidade, nossa produção é sustentável”, frisou o governador.

Objetivos

A primeira etapa do projeto “Biomas Tropicais” visa realizar pesquisas no Cerrado e na Caatinga, estudando a perspectiva da água, do solo, do clima e da economia. O intuito é aprofundar o conhecimento científico dos Biomas Tropicais instalados no Brasil, visando identificar os limites sustentáveis de uso dos seus recursos naturais.

A partir das informações, e através de aproximações sucessivas, pretende-se aferir e localizar as condições favoráveis de clima de negócios situados na cadeia de valor da oferta alimentar, considerando o desenvolvimento e adoção de sistemas produtivos inovadores, sustentáveis e competitivos no âmbito da Bioeconomia, que permitam o aproveitamento do potencial dos recursos naturais dos Biomas Tropicais existentes no Brasil, gerando prosperidade para a sociedade.

Fonte: Jornal Opção