O ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (MDB) foi enterrado após salva de tiros e palmas no cemitério Santana em Goiânia na noite desta terça-feira (9). O político estava em tratamento depois de sofrer um AVC em agosto. Dos seus 87 anos de vida, ele dedicou 62 à vida pública.

Iris morreu por volta de 0h30 desta terça-feira, no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo (SP). O corpo chegou a Goiânia pouco antes das 14 e seguiu em cortejo em carro aberto do Corpo de Bombeiros pelas principais ruas da cidade.

O corpo chegou para ser velado no Palácio das Esmeraldas às 13h20. Uma multidão aguardava no local e o recebeu sob aplausos e gritos de “Eu te amo”.

Primeiro, houve uma cerimônia reservada para a família, amigos e apoiadores. Houve um culto ecumênico com Dom Washington Cruz e o pastor Marcos.

Por volta das 16h40, o local foi aberto para que a população pudesse dar adeus a Iris Rezende. Após as homenagens, o caixão deixou o local às 15h50 e seguiu em cortejo até o Cemitério Santana.

Dom Washington Cruz faz orações durante velório de Iris Rezende, em Goiânia — Foto: Rafael Oliveira/G1
Dom Washington Cruz faz orações durante velório de Iris Rezende, em Goiânia — Foto: Rafael Oliveira/G1

O político passou as últimas semanas no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo (SP). No último sábado (6), ele foi intubado para tratar uma pneumonia. Desde então, seu quadro piorou e ele não resistiu.

O político nasceu em 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis, na região sudeste de Goiás. Formou-se em direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Iris é considerado por colegas como um dos maiores políticos de Goiás. Começou a carreira política em 1959, quando foi eleito vereador com maior número de votos e o mais jovem da história da capital, aos 25 anos.

Políticos, amigos e famosos lamentaram a morte de Iris, como o ex-presidente do Brasil Luís Inácio Lula da Silva (PT), ministros, governadores e ex-governadores, o presidente do MDB em Goiás, Daniel Vilela, os prefeitos de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Cristianópolis (cidade natal do político), entre outras autoridades.

“Tive o prazer de ser seu amigo e compartilharmos encontros, conversas e projetos para melhorar a vida do povo do seu estado”, destacou Lula.

Iris Rezende e Luís Inácio Lula da Silva Goiânia Goiás — Foto: Reprodução/Ricardo Stuckert
Iris Rezende e Luís Inácio Lula da Silva Goiânia Goiás — Foto: Reprodução/Ricardo Stuckert

Mais de três meses internado

O político foi internado no dia 6 de agosto após sentir fortes dores de cabeça e, no mesmo dia, passou por um procedimento cirúrgico para conter uma hemorragia na cabeça.

A equipe médica que o acompanhava avaliou que a operação foi bem-sucedida. Depois disso, ele teve vários altos e baixos e acabou sendo transferido para São Paulo para continuar o tratamento.

Relembre a internação de Iris:

  • 6 de agosto: cirurgia para conter um AVC, quando foi intubado pela primeira vez.
  • 10 de agosto: passou a respirar espontaneamente e reconheceu as filhas.
  • 16 de agosto: saiu da UTI e se recuperava em quarto.
  • 19 de agosto: avaliação indicava que ele tinha “boa evolução neurológica” até então.
  • 21 de agosto: o político teve uma convulsão e arritmia cardíaca e precisou voltar para UTI e ser intubado.
  • 31 de agosto: Iris é transferido para o hospital Vila Nova Star em São Paulo. Desde então, ele ficou internado até o último dia de sua vida. O político teve melhoras e caminhou sozinho no hospital, fez fisioterapia e fonoaudiologia durante a recuperação. Na unidade médica, ele pegou uma pneumonia.
  • 8 de novembro: a filha de Iris, a médica Ana Paula Rezende, chegou a publicar mensagem nas redes sociais dizendo que o pai estava em estado grave, mas estável.
  • 9 de novembro: A família anuncia a morte de Iris Rezende às 2h.

Carreira política

Iris encerrou a carreira política em dezembro de 2020, após concluir o quarto mandato como prefeito de Goiânia. Desde então, se dedicava a cuidar de sua fazenda e também do escritório de advocacia. Veja a cronologia da carreira:

  • 1959 – eleito vereador de Goiânia;
  • 1962 – eleito deputado estadual;
  • 1965 – assumiu a Prefeitura de Goiânia, mas foi cassado pela ditadura militar antes que o seu mandato chegasse ao fim;
  • Período dedicado ao direito – durante o período em que ficou fora da administração, Iris Rezende montou um escritório de advocacia;
  • 1983 – após o fim da ditadura militar, foi eleito governador de 1983 a 1986;
  • 1986 – ministro da Agricultura do governo de José Sarney (PMDB), até 1990;
  • 1991 – eleito novamente governador, mandato que exerceu até 1994;
  • 1994 – Iris foi eleito senador da República;
  • 1997 – no meio de seu mandato de senador, assumiu o ministério da Justiça durante um ano, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB);
  • 2004 – eleito prefeito de Goiânia;
  • 2008 – reeleito prefeito de Goiânia, mas deixou o mandato em 2010 para disputar o governo e perdeu as eleições;
  • 2016 – eleito prefeito de Goiânia;
  • 2020 – anunciou o fim da carreira política, pelo MDB.
Iris Rezende ficou conhecido por fazer mutirões para construção de casas populares em Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/O Popular
Iris Rezende ficou conhecido por fazer mutirões para construção de casas populares em Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/O Popular

Iris Rezende durante faculdade de direito, em Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/O Popular
Iris Rezende durante faculdade de direito, em Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/O Popular

G1