Chamada de Mata da Borboleta Azul, área é equivalente a quatro campos de futebol. Local ainda não é aberto para turistas.

Pirenópolis ganhou, nesta sexta-feira (9), mais uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN): a Mata da Borboleta Azul. A área, por enquanto, não é um local de visitação e conta com 4,61 hectares, ou seja, pouco mais de quatro campos de futebol.

Assinada pelo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Homero de Giorge Cerqueira, a portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira. Conforme o documento, a área está localizada na Fazenda Lavras do Abade e será administrada pelo dono da propriedade rural.

O secretário de Turismo de Pirenópolis, Marcos Vieira, afirmou que a cidade tem cerca de 10 reservas particulares do Patrimônio Natural. Com a medida, a Mata da Borboleta Azul fica protegida.

“É mais um local que ficará intacto. Não pode fazer pastagem, desmatar e vai ser aberto para pesquisa. Vai passar de geração em geração e continuará preservado”, disse o secretário.

Conforme o ICMBio, as RPPNs são unidades de conservação particulares, criadas a pedido do dono da área. Nas reservas são permitidas pesquisas científicas e visitação com objetivos turísticos, recreativos e educacionais.

Fonte: G1 Goiás