Sem chuvas há cerca de 20 dias, a vazão do Rio Meia Ponte, em Goiânia, já causa preocupação. Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a vazão média está atualmente em 12.150 litros, bem perto do nível de atenção, que é de 12 mil litros. A Bacia do Rio Meia Ponte é responsável por abastecer a capital e a Região Metropolitana.

Segundo o órgão, em 2020, nesta mesma época, a vazão do rio estava em uma média de 20 mil litros, ou seja, quase o dobro da atual. Com isso, a partir da entrada em nível de atenção, a Semad informou que vai adotar mais ações para evitar o desabastecimento de água na região, como, por exemplo, o monitoramento em tempo real dos maiores consumidores de água da bacia.

“Podemos chegar a não permitir o uso de 50% da vazão que os usuários teriam direito, procurando sempre preservar o uso prioritário pela lei, que é o consumo humano. Com as chuvas bem escassas nessa época, é importante a mobilização de toda a comunidade”, afirmou o superintende de recursos hídricos, Marcos José Melo Neves.

Em Goiânia, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos), sancionou, em abril deste ano, uma lei que proíbe moradores de lavarem calçadas ou veículos na rua, usando água da rede municipal de abastecimento da capital. Em caso de descumprimento, o dono do imóvel será autuado e, se repetir a infração, pode ser multado em R$ 1 mil.

O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, explica que a falta de chuva nos três últimos meses do ano anterior e a ocorrência de chuvas irregulares neste ano podem ter contribuído para o baixo nível de água do rio.

“Nós tivemos chuvas torrenciais, tempestades em alguns dias e em poucas horas, que causou muito transtorno aqui em Goiânia, mas que, na verdade, não funciona para a recarga hídrica das bacias hidrográficas”, explicou.

Previsão do tempo

Em Goiânia, a previsão para este domingo (9) é de temperaturas entre 18 ºC e 33 ºC, com umidade do ar variando de 35% a 95%. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há previsão de chuva para a próxima semana na capital.

“Uma massa de ar seco está atuando na região e ela se mantém nos próximos dias, deixando as noites mais frias e os dias mais quentes, mas sem possibilitar a ocorrência de chuvas expressivas. Isso vai secando cada vez mais a atmosfera. A tendência é que, com isso, a umidade do ar fique mais baixa, na casa dos 25%.

No caso da umidade do ar baixa, a população não deve realizar trabalhos e exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h, evitar ao máximo ambientes com aglomeração e fechados e pode fazer uso de soro fisiológico para hidratar olhos e narinas.https://5550ee507d0b269b720ba3a1d896a070.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Goiânia, Goiás — Foto: Murillo Velasco/G1
Goiânia, Goiás — Foto: Murillo Velasco/G1

G1