Professores da rede municipal de ensino de Aparecida de Goiânia anunciaram paralisação de atividades escolares em 17 unidades de ensino na próxima quinta (10). A manifestação liderada pelo Comando de Luta da Educação de Aparecida acontece para reivindicar o reajuste integral do piso salarial, reformas em unidades de ensino com condições insalubres, novos concursos públicos e outras reivindicações.

Em uma reunião preliminar que ocorreu no dia 3 de março, aproximadamente 100 pessoas ligadas à categoria escolar, decidiram pela paralisação. Os professores da rede municipal de ensino querem que o piso salarial de 2022 seja reajustado em 33,24%, equivalente a R$3.845,63 e a aplicação de um terço da carga horaria para o planejamento pedagógico semanal.

Além do reajuste integral do Piso 2022, do pagamento da data base aos servidores administrativos e efetivação do plano de carreira, os profissionais de educação de Aparecida cobram o pagamento de todas as progressões deferidas aos professores especialistas, mestres e ou doutores que, segundo o comando, está atrasado em nove anos. Reivindicam também abertura de novos concursos públicos na Educação Municipal.

Paralisação pauta correção imediata do calendário escolar

Além disso, os professores pedem a correção imediata do calendário escolar, que segundo o Comando de Luta da Educação de Aparecida de Goiânia, está equivocado. A agenda, não contabiliza o período de planejamento pedagógico como dias letivos. Os profissionais de educação cobram ainda a aplicação de um terço da carga horária para o planejamento pedagógico semanal dos professores de Escolas e Cmeis.

Na questão salarial, o comando cobra ainda a folha complementar até o dia 10 de março de 2022, com correção do que chamam de equívoco cometido pela prefeitura, em relação ao não pagamento de salário com apresentação de atestados médicos validados e apresentados aos gestores municipais. Além da regularização e pagamento das progressões.

Condições insalubres nas escolas

Ao Mais Goiás, a professora da Escola Municipal Jose dos Santos Borges Ferreira, que preferiu não se identificar, denunciou que a unidade de ensino está sem energia elétrica há mais de um mês. “O descaso com esta unidade escolar não é de hoje. A escola já teve denúncias de falta de poda de vegetação e focos de mosquito da dengue no pátio. A prefeitura já foi avisada da falta de energia elétrica, mas até agora nada foi feito”, afirmou a denunciante.https://c5c879ade91d812e0137fd9c0f4ddef5.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

O que diz a prefeitura de Aparecida?

Secretaria de Educação de Aparecida alega que, em reunião realizada no último dia 3 de Março entre a prefeitura e o Sindicato que representa a categoria, foram debatidos todos os temas e demandas apresentadas para melhoria dos rendimentos dos profissionais da educação que atuam no município.

Segundo a prefeitura, ao final do encontro ficou definido que a categoria daria um prazo para o município apresentar respostas sobre algumas das demandas, como o pagamento das progressões, data base dos servidores administrativos. Em relação ao reajuste integral de 33%, a Secretaria Municipal de Educação alega que a Administração Pública está fazendo um estudo para avaliar o impacto econômico da medida para o munícipio.

A pasta afirma ainda que nos últimos dois anos, já foram investidos mais de R$ 20 milhões em reformas de mais de 20 unidades escolares pelo programa Cuidar da Escola é Dever de Todos. Em relação ao questionamento do pagamento relativo aos atestados, este processo já está em andamento junto à junta medica para verificação dos atestados apresentados pelos professores.

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia alega ainda que lançou nesta terça-feira, 08, no Diário Oficial o chamamento de mais de 100 professores aprovados no último processo seletivo, realizado no final do ano passado.

Confira as unidades de ensino que participam da paralisação nesta quinta (10), em Aparecida

Cmei Manoel Alves de Souza – parcial
Escola Luiz da Paixão- total matutino
Escola João Candido da Silva
Cmei Deusdete Ledo
E. M. São Francisco de Assis (parcial)
Escola Santo Antônio
Escola M São Jorge parcial ( até agora 3 prof matutino)
Escola Municipal Euripedes Menezes
Escola Ari Caetano – total matutino
E.M. Maria Gomes (matutino)
CMEI Comunidade legal (parcial)
Cmei Vila Delfiori – parcial
Camila Scaliz Figueiredo
Escola M. Benedito Rodrigues Siqueira Sobrinho – Matutino e Vespertino
Escola Municipal Cidade Satélite São Luiz – matutino e vespertino
Escola Municipal Caraíbas – matutino e vespertino
Escola Municipal Serra das Areias – integral

Mais Goiás