O Centro Histórico de Pirenópolis poderá passar por alterações em breve. Um projeto de requalificação será entregue à prefeitura pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nesta quarta-feira (9). O objetivo é atender as principais demandas locais aliadas à preservação do conjunto urbano da cidade.

Dentro da proposta de requalificação estão a contratação dos projetos para a intervenção urbanística, arquitetônica e paisagística, além de projetos complementares de drenagem/hidrossanitário, elétrico/luminotécnico, estrutural e de prevenção e combate a incêndio.

Outra novidade será a instalação de uma maquete eletrônica e um vídeo em realidade virtual, que mostram como o espaço ficará após a execução das obras, bem como uma planilha orçamentária com a previsão de custos para a execução da ação.https://aaff14a051ad519d4b5d285edb23e21d.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

De acordo com o superintendente do Iphan-GO, Allyson Cabral, os projetos foram pensados e discutidos tanto com a participação da prefeitura municipal, quanto com membros da comunidade.

Allyson afirmou ainda que “a medida reforça o compromisso do órgão com a preservação dos centros históricos. Ele afirmou que “o espaço, assim que requalificado, será melhor aproveitado pelos pirenopolinos e turistas, além de destacar o principal monumento da cidade, a Igreja Matriz”.

Mais Goiás