Goias passa a destinar, a apartir de quinta-feira (8), 100% de doses contra a Covid-19 para vacinação da população em geral por idade, conforme decisão de comissão da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

No entanto, a SES esclareceu que as puérperas, gestantes, idosos, trabalhadores da saúde, educação ou portadores de comorbidades que ainda não se vacinaram, por algum motivo, podem se imunizar normalmente, independentemente da faixa etária que estiver sendo atendida pelo município.

A mudança foi aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) durante reunião na tarde de terça-feira (6). Atualmente, 90% dos imunizantes são destinados ao grupo geral e 10% aos prioritários.

Na quinta-feira, Goiânia vacina a população a partir de 44 anos. Em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana, a vacinação acontece para os moradores a partir de 40 anos.

Vacina contra a Covid-19 em Aparecida de Goiânia, Goiás — Foto: Divulgação/Ênio Medeiros - prefeitura
Vacina contra a Covid-19 em Aparecida de Goiânia, Goiás — Foto: Divulgação/Ênio Medeiros – prefeitura

A pasta disse que a intenção é avançar na faixa etária e, principalmente na cobertura populacional, para que seja alcançado pelo menos 80% de vacinação o mais rápido possível.A secretaria disse que, dessa forma, assim que receberem as doses, os municípios devem aplicá-las de imediato.

Um levantamento realizado pela SES apurou que, referente à primeira dose, foram aplicadas 2.456.995 doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o estado. Em relação à segunda dose, foram vacinadas 787.182 pessoas.

Goiás já recebeu 4.301.100 doses de imunizantes, sendo 1.508.580 da CoronaVac, 2.280.220 da AstraZeneca, 462.150 da Pfizer e 148.900 da Janssen. A secretaria não informou a previsão da chegada de novas doses.

Veja outras notícias da região em G1 Goiás.

Goiás não terá mais vacinação contra Covid-19 por grupo prioritário e vacinará apenas por idade — Foto: Reprodução/CIB
Goiás não terá mais vacinação contra Covid-19 por grupo prioritário e vacinará apenas por idade — Foto: Reprodução/CIB

G1