Criado pelas irmãs Cecília Monteiro e Marina Monteiro, em 2019, o Colher de Chá é um aplicativo que auxilia na organização das refeições. Utilizando como base receitas práticas, além de cardápios pensados para todos os paladares, a ferramenta ajuda a ordenar as refeições e ainda gera lista de compras no supermercado. Essas listas são organizadas por categoria, com todos os ingredientes e as quantidades que serão necessárias, com o objetivo de ‘otimizar’ o tempo do cliente e o de melhorar a sua experiência no supermercado.

A ideia se transformou em uma startup, hoje incubada no Porto Digital, no Bairro do Recife. O aplicativo de celular está disponível para Android (Play Store) e iOS (App Store). “O Colher de chá partiu de uma inquietação pessoal. Sou mãe, dona de casa, esposa e trabalho em tempo integral. Os assuntos de casa ficavam sempre em último da lista. Me incomodava profundamente comprar comida em excesso, não saber o que comprar, ver meus filhos comerem as mesmas coisas e sem prazer. Fora o peso financeiro que essa ‘má gestão’ de recursos causava no bolso. Como uma amante das soluções de vida prática, pensei por que ainda não tinham feito uma ferramenta que transformasse nosso desejo/necessidade em lista de compras? E por que não conectar essa lista com mercados? Apresentei a ideia a Marina, minha irmã e sócia. Pesquisamos, conversamos com pessoas de diferentes perfis, e até encontramos outras ideias que buscavam dar solução a esse problema (digitais ou não). Quando percebemos que essa era uma dor de muitos, resolvemos abraçar o desafio”, explica Cecília Monteiro.

A startup participou do programa de incubação da Jump Brasil, no Porto Digital. Segundo Cecília, do último dia de incubação até hoje, os acessos do aplicativo cresceram quase 800%. “O aprendizado proporcionado pelas mentorias foi o ponto de partida para consolidação da ideia. Mas empreender é estar sempre aprendendo, não tem fim.” A empresária ressalta ainda a escalabilidade do seu produto. “O Colher de Chá, da forma que foi construído, é altamente escalável. O que temos hoje serve de base para uma longa caminhada. Todos os dias, recebemos mensagens de usuários sugerindo novas funcionalidades e direcionamentos. São os usuários que vão guiar o crescimento e a direção a seguir”.

Recentemente, a Colher de Chá foi uma das 137 startups selecionadas para o InovAtiva Brasil, um programa gratuito para aceleração de negócios inovadores de qualquer setor e região do Brasil, realizado pelo Ministério da Economia e Sebrae. “É uma medalha, uma chancela: está abrindo um monte de portas. Conversar sobre o Colher de Chá com pessoas que hoje estão nos pontos estratégicos das tomadas de decisão do futuro, não tem preço. O sucesso financeiro é importantíssimo, mas é uma consequência de uma boa ideia bem gerida, no momento certo. Saber que estamos no caminho certo, neste momento é o mais importante”, contou.

A empresária conta também sobre o seu relacionamento com o Sebrae. “Na aceleração da Jump muitos dos nossos mentores são do Sebrae. Fazem um trabalho incrível para a formação e consolidação da ideia. Muitas vezes não trazem a solução, fazem melhor: trazem ‘aquelas’ perguntas fundamentais que te deixam sem dormir, mas que precisam de respostas antes de colocar o produto no mercado. O Sebrae sempre nos ajudou e apoiou em outras experiências de empreendedorismo. Eram empreendimentos na área agrícola, em que a limitação geográfica imposta naturalmente ao produto era a nossa maior dificuldade. Agora é diferente: no produto digital, a geografia não tem limites! É uma área desafiadoramente fascinante”, destaca.

SERVIÇO:

APP Colher de Chá

Link Android (Play Store): https://bit.ly/3gMrkOO

Para IOS (App Store): https://apple.co/303fV7s

Agência Sebrae