Evento acontece no Parque Leolídio Di Ramos Caiado, no Setor Goiânia 2, até as 13h deste sábado. Ação também mostra a importância da preservação da fauna local.

O Viver Cidade deste sábado (8) acontece no Parque Leolídio Di Ramos Caiado, no Setor Goiânia 2, até as 13h. O evento faz doação e plantio de mudas do Cerrado, plantas medicinais e mostra a importância da preservação da fauna local.

A agente operacional da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) Maria de Lourdes da Silva explica como fazer um jardim suspenso usando garrafas pet.

“Cortamos a garrafa ao meio, fazemos um furo na tampa e colocamos um barbante. Encaixamos a planta na parte de cima e essa na parte de baixo, colocando um barbante entre elas pelo furo na tamp. Quando você regar, vai ver que o excesso mantém a planta com água por mais tempo. Dessa forma também não entra o mosquito da dengue e, quando você ver que está seca a parta de baixo, já pode regar de novo”, detalhou.

O estande de plantas medicinais distribui mudas de:

  • Boto chileno
  • Hortelã
  • Erva cidreira
  • 11horas

A aposentada Maria da Paz Batista e a filha, a administradora Lorena Batista, moram no setor Chácara Retiro e vieram até o evento para participar da ação de reflorestamento. Cada uma pegou uma muda de ipê – um roxo e um branco.

“Vi na televisão e quis vir porque gosto demais de planta. Acho que tem que preservar. Pretendemos plantar uma pracinha e outra na nossa chácara”, disse Maria.

Preservação da fauna

Também fazem parte do evento o comando de policiamento ambiental. A Sargento Eliene Lemos contou que o principal objetivo do grupo no Viver Cidade é mostrar a importância de se preservar a fauna local.

“Trouxemos animais conservados em vidro e empalhados pra mostrar a importância de não matar. Temos que combater esse costume antigo de matar esses animais que são essenciais para o nosso meio ambiente”, explicou.

Segundo a sargento, muitos animais são vítimas de atropelamento e de caçadores. “Ensinamos que quando vir Uma cobra chamem os bombeiro, eles são espacializado da captura e colocam em habitat natural esses animais. Se ver algum animal machucada pode chamar o 190 ou nós pelo 0800 622121”, completou.

Viver Cidade

Ao longo do ano, o projeto Viver Cidade promove campanhas de educação, atividades nos parques, oficinas e outras ações. O incentivo a atitudes para se viver em um ambiente com mais qualidade acontece também com campanhas exibidas na tela da TV Anhanguera.

A proposta do projeto é valorizar o espaço público e envolver os moradores, reforçando o senso de comunidade com todo mundo se compromete a fazer um pouquinho para se obter um resultado coletivo.

Serviço:

Viver Cidade – “Semana do Meio Ambiente”

Local: Parque Leolídio Di Ramos Caiado – Rua Júpiter – St. Goiânia 2. Goiânia
Data: sábado (8)
Horário: Das 7h30 às 13h

Fonte: G1 Goiás