A partir de agora, motoristas podem apresentar o “documento do carro”, o CRLV, direto do celular; saiba como funciona a tecnologia

O CRLV Digital, do Departamento Nacional de Trânsito (Detran), permite que motoristas consultem o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo direto pelo celular. Com a novidade, usuários não precisam mais levar o “documento do carro” para todos os lugares. O aplicativo, que é o mesmo usado para a CNH Digital, conta com leitura de QR Code – o que promete facilitar a vida do motorista e de agentes de trânsito durante blitz ou outras abordagens. Também é possível compartilhar o CRLV com até cinco aparelhos, ou seja, uma família que usa o mesmo veículo pode dividir o documento pelo smartphone facilmente.

Outra vantagem é o arquivo em PDF com uma assinatura digital e autenticada em um cartório. Esse mesmo documento pode ser digitalizado no celular para ser compartilhado entre os condutores do automóvel. O app Carteira Digital de Trânsito funciona offline e já está disponível no Android e no iPhone (iOS). Vale lembrar que a iniciativa é uma parceria entre o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e o Detran. O TechTudo preparou o passo a passo a seguir que ensina como se cadastrar na plataforma.

É importante citar que o documento digital está disponível apenas quem está com o pagamento do licenciamento 2018 em dia. Seu acesso é protegido por senha de quatro dígitos, que é exigida para o login na CDT, ou por impressão digital. A versão eletrônica do CRLV já está presente em 13 estados do Brasil, como Rio de Janeiro e Alagoas. Outros lugares têm até o dia 30 de junho para adorarem a tecnologia, segundo a Resolução nº769/2018 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Confira o passo a passo de como usar o aplicativo no link:
https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2019/04/como-funciona-o-crlv-digital-aprenda-como-baixar-e-usar-o-documento.ghtml

Fonte: TechTudo