Portugal é um dos dois países escolhidos para receber missão na Europa, onde especialistas promovem uma série de debates sobre soluções inovadoras em Nanotecnologia e participam do evento Photonics 21, que visa traçar o lançamento de uma estratégia para o setor para os próximos 10 anos na União Europeia.

De 05 a 09 de março, em Portugal (Braga) e Bélgica (Bruxelas e Leuven), representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) se reúnem com diversos especialistas europeus durante missão de cooperação técnica, com o objetivo de captar conhecimento prático para estimular e promover o desenvolvimento inovador e tecnológico em Fotónica e Nanotecnologia.

A missão faz parte das atividades apoiadas pela Iniciativa de Apoio aos Diálogo Setoriais União Europeia – Brasil, sendo conduzida pelo Dr. Leandro Antunes Berti, Coordenador Geral da CGTC/MCTIC, para estabelecer uma cooperação entre UE e Brasil e gerar soluções inovadoras em produtos, processos e sistemas, bem como promover projetos tipo 2+2.

A missão tem início em Braga, Portugal, no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), que já tem uma longa trajetória de Cooperação com o Brasil – destacando-se os projetos colaborativos em Nanotecnologia, como a nanofabricação. Em seguida, o grupo de brasileiros segue para Bruxelas, onde passará pela reunião com a Direção-Geral das Redes de Comunicação, Conteúdos e Tecnologias (DG CONNECT), responsável pela área de Fotónica da UE. Visita ainda, em Leuven, o IMEC, um dos maiores Centros Europeus de Nanoeletrónica e Nanomedicina, com uma ampla aplicação na área de saúde.

Quanto à participação da delegação brasileira no evento Photonics21, que servirá de base para o lançamento de uma estratégia impulsionadora para as potencialidades da Fotónica na EU nos próximos 10 anos, é esperado o desenvolvimento de uma expertise significativa para impulsionar o mesmo setor no Brasil. Além disso, a missão visa captar uma visão global em matéria de Digitalização e de IoT (Internet of Things), bem como sobre os últimos desenvolvimentos na Indústria 4.0 e em Realidade Virtual e Aumentada.

“O Brasil é um grande integrador de tecnologias, mas ainda carece do desenvolvimento de materiais-chave já consolidados na Europa. Esta missão dos Diálogos Setoriais-União Europeia e Brasil pretende unir as melhores competências e ajudar o Brasil a se desenvolver na área de implantes médicos com tecnologias de ponta, além de permitir uma aproximação com potencial para trazer grandes resultados em conjunto”, afirma o Dr. Leandro Antunes Berti, Coordenador Geral da CGTC/MCTIC.

Participam ainda desta missão Dr. Roberto Panepucci, Pesquisador do CTI; Renato Archer; Dr. Fabricio Marchini, Pesquisador em Saúde Pública da Fiocruz Paraná; Dr. Manuel Steidle, Diretor de Tecnologia da Fundação CERTI; Sandra Pacheco Renz, Analista em C&T do MCTIC; Dr. Marco Aurélio Krieger, Vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde – VPPIS/Fiocruz; Dr. Mário Santos Moreira, Vice-Presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional – VPGDI / Fiocruz.